Idace lança Programa de Regularização Fundiária em Jaguaribe

22 de novembro de 2018 - 16:39

A superintendente adjunta do Idace Graça Pedrosa lançou na manhã de sexta-feira, 10 de março, o Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, em Jaguaribe, em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do município. O evento foi coordenado pelo presidente da Comissão de Agropecuária, Pesca, Aquicultura e Meio Ambiente da Câmara Municipal, vereador Aurélio Lima. A audiência foi transmitida ao vivo pela rádios Jaguaribe FM e Rio Jaguaribe FM.

Jaguaribe integra o Território do Vale do Jaguaribe, tem uma área territorial estimada em 187 mil hectares, com previsão de cadastrar 2.001 imóveis rurais, emitir 1.207 títulos e beneficiar 1.388 famílias.

O título de propriedade rural é o produto final do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Estado, que vem sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Iniciado em 2004, o programa já teve o trabalho concluído em 109 municípios, dos 182 previstos para serem atendidos até a conclusão do programa, em 2020.

O programa é uma parceira do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através da Secretaria do Reordenamento Agrário (do extinto MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A coordenação técnica da execução e fiscalização do programa no Estado é da responsabilidade do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, através da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO).

Participaram da audiência pública o presidente da Câmara de Vereadores, Vitelbino Barbosa e representantes da Ematerce, cartórios, sindicatos dos produtores rurais e dos trabalhadores rurais.

Galeria de Imagens
Regularização Fundiária em Jaguaribe Regularização Fundiária em Jaguaribe
Regularização Fundiária em Jaguaribe Regularização Fundiária em Jaguaribe
Regularização Fundiária em Jaguaribe

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace

3474.9100 / 3474.9130