Governo do Ceará entrega 1.586 títulos de propriedade rural em três municípios

22 de novembro de 2018 - 16:38

O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Cirilo Pimenta, entregaram na manhã de sábado (2/9) 1.586 títulos de terra a agricultores familiares de Bela Cruz (432 títulos), Cruz (543) e Amontada (611), beneficiando um total de 1.823 famílias.

Com a entrega dos documentos, o Governo do Ceará atingiu a marca de 15.733 títulos de terra entregues desde janeiro de 2015. Desse total, 5.174 títulos de propriedade rural foram entregues neste ano, com a previsão de realizar a entrega de outros 10 mil até o final de 2017.

Com o título registrado em cartório, o agricultor poderá ir até banco e solicitar um empréstimo no valor de até R$ 20 mil. O microcrédito rural é ofertado em casos de reforma, aquisição de equipamentos ou ampliação da produção. “Esse é um importante passo para conquista da cidadania do homem do campo e um instrumento efetivo de combate à extrema pobreza”, argumentou Cirilo Pimenta. O superintendente do Idace disse que “quem limpa, planta e colhe é que são os verdadeiros donos da terra”.

Cirilo Pimenta informou que os trabalhos de campo do Programa de Regularização Fundiária foram concluídos em 120 dos 182 municípios previstos para conclusão até 2020.

“Se cada agricultor familiar (que recebeu o título a partir de 2007), têm acesso a crédito, então todos vocês juntos podem se tornar responsáveis por movimentar um capital de até R$ 1,2 bilhão, impulsionando a economia do nosso Estado”, disse Nelson Martins, destacando o potencial econômico dos pequenos agricultores e agricultoras.

Participaram dos eventos deputados federais José Airton e Odorico Monteiro; deputados estaduais Sérgio Aguiar, Manoel Duca – Duquinha, Moises Braz e Roberto Mesquita; a superintendente adjunta do Idace, Graça Pedrosa, o diretor Técnico e de Operações do Idace, Paulo Henrique Lobo; o representante do INCRA, Guilherme Brasil e o delegado federal da agricultura no Ceará, Rosilônio Magalhães; prefeitos, secretários municipais, vereadores, sindicalistas e convidados.

Galeria de Imagens
Governo do Ceará entrega 1.586 títulos de propriedade rural em três municípios Governo do Ceará entrega 1.586 títulos de propriedade rural em três municípios

3474.9100 / 3474.9130