Entrega de títulos em Iguatu

22 de novembro de 2018 - 16:42

O governador Cid Gomes quebrou o protocolo e fez questão de chamar, nominalmente, vários agricultores e agricultoras para receberem os títulos de propriedade rural, no evento realizado na manhã desta quinta-feira, 29/05, na praça da matriz de Iguatu, Nossa Senhora de Sant’ana. A entrega dos títulos foi feita por autoridades presentes, como o vice-governador Domingos Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, o secretário em exercício do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, e o prefeito de Iguatu, Alderilo Alcântara.

O governador Cid Gomes disse que regularização fundiária era um assunto que “nem se pensava no Ceará”, quando assumiu o Governo do Estado em 2007, mas na sua gestão já foram entregues mais de 78 mil títulos e a meta é chegar a 180 mil títulos de propriedades rurais até o final deste ano, cobrindo 100% do território rural cearense. Ao todo estão sendo entregues em Iguatu e em seus respectivos municípios, 12.395 títulos, beneficiando 14.254 famílias de seis municípios do Centro Sul, Inhamuns/Crateús e Baixo Jaguaribe. São eles: Iguatu (2.529), Milhã (1.788), Mombaça (4.185), Quiterianópolis (913), Jaguaruana (1.148) e Quixeré (1.832).

Os títulos são resultados do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, que vem sendo executado pelo Governo do Estado desde 2007, sob a coordenação do IDACE e em parceria com a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), no Ceará, e a Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O programa é considerado modelo no país e um dos maiores da América Latina.

Participaram também da solenidade a deputada estadual Mirian Sobreira, o deputado estadual Mauro Filho; os superintendentes do IDACE, Ricardo Durval Lima, e regional do INCRA, Roberto Gomes; o presidente em exercício da APRECE e prefeito de Piquet Carneiro, Expedito do Nascimento; o presidente da FETRAECE, Luiz Carlos; e o representante da EMATERCE, o diretor Administrativo e Financeiro, Maximiano Medeiro.

Compareceram ao evento os prefeitos de Mombaça, Ocildo Filho, de Milhã, Otacílio Macedo, de Quixeré, Francisco Raimundo Bessa, e a prefeita de Jaguaruana, Ana Teresa de Carvalho.