Diretores do Instituto de Terras do Maranhão visitam o Idace

22 de novembro de 2018 - 16:42

Diretores do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), órgão responsável pela política de regularização fundiária do Estado do Maranhão estão visitando o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), de hoje (15/09) a quinta-feira (17/09). O objetivo é conhecer a estrutura administrativa e funcional do Idace, além do plano de desenvolvimento agrário do Governo do Ceará, iniciado em 2007, que tem como meta cadastrar e regularizar imóveis rurais de 182 dos 184 municípios do Estado. Os diretores foram recebidos pela superintendente adjunta Gracinha Pedrosa.

A comitiva do Iterma é formada por Margareth Carvalho, Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas, Augusto Salgado, Coordenador de Ação Fundiária e Juliana Linhares, Assessora da Presidência e Coordenadora da Comissão de Regularização Fundiária da Ilha de São Luiz. Margareth Carvalho disse que a visita visa a troca de experiência por ser o Idace exemplo para o Nordeste e país na implantação de programa de regularização fundiária. “O Ceará está bem avançado e superou até nossas expectativas nesse trabalho”, destacou a assessora do Iterma.

Durante três dias os diretores estarão reunidos com a Diretoria do Idace, quando terão uma visão geral do funcionamento do órgão, bem como do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imoveis Rurais e Regularização Fundiária em execução no Estado. O programa tem parceira do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Incra e Secretaria do Reordenamento Agrário do MDA.

Dando continuidade ao intercâmbio, os diretores visitarão a Procuratoria Jurídica, Diretoria Técnica e de Operações, Diretoria Administrativa e Financeira e a Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADINS). Em cada setor eles serão recebidos pelos respectivos diretores e obterão informações sobre a dinâmica do trabalho de cada um deles.

Participaram da reunião o Procurador Jurídico, José Sinval; os Diretores Técnico, Paulo Henrique Lobo, e Administrativo e Financeiro, Manoel Messias; o responsável pelo Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), Castro Júnior; o assessor da Superintendência, Alan Kardec; o supervisor do Núcleo de Gestão Fundiária, Valmir Menezes; e as técnicas Priscila Aguiar e Regilane Silva.

 

Augusto Brandão

Assessoria de Comunicação do Idace

Contato (85) 3474 – 9141