Camilo Santana entrega títulos de propriedade de terra em Ibaretama, Quixadá e Mauriti

22 de novembro de 2018 - 16:42

Produtores e produtoras da agricultura familiar de Ibaretama, Quixadá, no Território do Sertão Central, e Mauriti, no Território do Cariri, receberam títulos de propriedade rural, sábado, 19, Dia de São José, Padroeiro do Ceará. A entrega foi feita pelo governador Camilo Santana, pelo secretário Déde Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, e superintendente Eduardo Barbosa, do Idace.

Em Ibaretama foram entregues 252 títulos, beneficiando 289 famílias, em Mauriti foram entregues 240 títulos, contemplando 276 famílias, e em Quixadá, 340 títulos, abrangendo 391 famílias. Nos três municípios foram entregues, ao todo, 832 títulos de propriedade rural, beneficiando 956 famílias.

Entrega de títulos de propriedade de terra em Ibaretama, Quixadá e Mauriti

Participaram das solenidades de entrega deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais, prefeitos, vereadores, lideranças sindicais e comunitárias. Em Mauriti o Idace foi representado pela superintendente adjunta, Gracinha Pedrosa. Também participou do evento o presidente da Aprece e prefeito de Piquet Carneiro, Expedito do Nascimento.

Entrega de títulos de propriedade de terra em Ibaretama, Quixadá e MauritiMauriti faz parte do Território do Cariri e tem uma área territorial de 111.342 hectares, 4.878 imóveis cadastrados e 2.762 posses e composses passíveis de titulação. Com uma área territorial de 202.443 hectares, Quixadá integra o Território do Sertão Central, tem 2.077 imóveis cadastrados e 1.301 passes e composses passiveis de titulação. Ibaretama também compõe o Território do Sertão Central, tem uma área territorial de 87.983 hectares, com previsão de cadastrar 1.112 imóveis, emitir 815 títulos e beneficiar 937 famílias.

O Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária visa garantir às famílias da agricultura familiar o título de propriedade rural, dando garantia jurídica de que realmente são os donos da terra. O programa é resultado da parceria do Governo do Estado, por meio da SDA e Idace, como o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Incra.

O Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, com previsão de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2018.

Augusto Brandão – augusto.brandao@idace.ce.gov.br – (85)3474.9100