Agricultores familiares de Ipu recebem título da terra

22 de novembro de 2018 - 16:38

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) promoveu a entrega de 39 títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária, em Ipu. A entrega foi realizada na manhã de sexta-feira (29/9), na sede da AABB, com as presenças da superintendente adjunta do IDACE, Graça Pedrosa, prefeito Sérgio Rufino, e representante do INCRA, Guilherme Brasil.

Participaram do evento o secretário municipal da Agricultura, Joel Aragão; o presidente da Câmara de Vereadores, José Rufino; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Márcio Felix; a representante da Fetraece Maria Aparecida Soares; secretários municipais, vereadores e convidados.

Até agosto passado foram entregues 5.596 títulos de propriedade rural, em 50 municípios, contemplados com o Programa de Regularização Fundiária, executado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace). O investimento é de mais de R$ 4,4 milhões.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.

O Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, com previsão de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2020.

A coordenação técnica da execução e fiscalização do programa no Estado é da responsabilidade do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, através da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO).

Galeria de Imagens
Agricultores familiares de Ipu recebem título da terra Agricultores familiares de Ipu recebem título da terra
Agricultores familiares de Ipu recebem título da terra

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130