Agricultores e agricultoras de Madalena recebem títulos de terra

22 de novembro de 2018 - 16:39

O secretário Dedé Teixeira e a superintendente adjunta do Idace Graça Pedrosa entregaram 42 títulos de propriedade rural na tarde de sexta-feira, 10/2, na localidade de Cacimba Nova, em Madalena. O evento teve a participação da prefeita Sônia Costa e do secretário José Carneiro, da Agricultura.

Dedé Teixeira destacou o apoio do governador Camilo Santana na continuidade do programa de regularização fundiária no Estado, que considera “de suma importância para os agricultores e agricultoras que têm agora um documento para provar que a terra é sua, verdadeiramente”. O secretário defendeu a necessidade dos agricultores e agricultoras continuarem organizados, nas lutas pela “sobrevivência e qualidade de vida para todos”.

Graça Pedrosa falou da alegria em mais uma vez está entregando título de propriedade rural no interior do Estado, “porque todos nós sabemos da importância deste documento para a vida dos homens e mulheres do campo”. Informou que o título de propriedade rural precisa ser registrado em cartório.

Participaram da solenidade a vereadora Alba Gomes, representando a Câmara de Vereadores; Márcia Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Márcia Silva; a líder comunitária Cileide Maciel; e a gerente local da Ematerce, Lúcia Vitoriano.

Este ano já foram entregues 565 títulos de imóveis rurais, em cinco municípios. Receberam os títulos agricultores e agricultoras de Paramoti (35), Graça (213), Mocambo (65), Tejuçuoca (35) e Banabuiú (217). Nos últimos dois anos (2015 e 2016) foram entregues 10.459 títulos de imóveis rurais, beneficiando 12.027 famílias, em 88 municípios.

O título de propriedade rural é o produto final do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Estado, que vem sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Iniciado em 2004, o programa já teve o trabalho concluído em 109 municípios, dos 182 previstos para serem atendidos até a conclusão do programa, em 2020.

O programa é uma parceira do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através da Secretaria do Reordenamento Agrário (do extinto MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A coordenação técnica da execução e fiscalização do programa no Estado é da responsabilidade do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará, através da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO).

Galeria de Imagens
Entrega de Titulos em Madalena Entrega de Titulos em Madalena