Agricultores destacam a importância do programa de regularização fundiária

22 de novembro de 2018 - 16:39

‘É muito bom ter uma terra que eu possa chamar de minha”, diz o agricultor Vicente da Silva.

Entrega de título em Poranga

“É muito importante esse ato de entrega de títulos de propriedade rural. Sei do sofrimento do homem do campo, ainda mais em tempos de seca. Tem agricultores que trabalham por anos em suas terras, mas não têm os direitos legais sobre ela”, afirmou o governador Camilo Santana durante entrega de títulos de terras em Poranga, domingo, 26 de junho. O evento contou a participação do secretário Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do superintendente Eduardo Barbosa, do Idace. Foram entregues títulos de terras também em Ipueiras.

Um dos que recebeu o título de propriedade rural foi Vicente Gomes da Silva. Para ele “receber isso das mãos do governador é muito bom, se passou pelas mãos dele eu sei que é de confiança. É muito bom ter uma terra que eu possa chamar de minha”. Outra beneficiada foi Maria de Lima Sousa, que também não escondeu a felicidade. “Estou muito contente pois era algo que eu desejava há muito tempo. Eu tinha medo até de viajar com medo de perder as minhas terras, mas agora isso mudou, não tenho palavras para descrever a alegria”.

Entrega de título em Poranga

Em Poranga foram entregues 390 títulos de propriedade rural, beneficiando 448 famílias; e em Ipueiras, 104 títulos, favorecendo 119 famílias. Ao todo serão entregues 494 títulos, beneficiando 567 famílias.

Este ano já foram entregues 1.344 títulos de propriedade rural em cinco municípios, sendo 240 em Mauriti, 340 em Quixadá, 209 no Graça, 303 em Amontada e 252 em Ibaretama. Ao todo foram beneficiadas 1.545 famílias.

Entrega de Títulos em Poranga - Agricultores

O Programa de Regularização Fundiária está sendo implantado pelo Governo do Estado em 182 municípios, tendo concluído o serviço de campo em 103 municípios, parcialmente concluído em 13 e em andamento em 21. Os 45 restantes dependem de processo de licitação. Os municípios de Fortaleza e Eusébio, não fazem parte do programa por não terem área rural.

O Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, com previsão de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área de 182 municípios do Estado até 2020.

Participaram das entregas de títulos prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e sindicais.

Galeria de Imagens

Assessoria de Comunicação do IDACE