22 de novembro de 2018 - 16:39

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, entregou na manhã do último domingo (23) 55 títulos de propriedade rural, inaugurou 3 sistemas de abastecimento d’água do Programa Água Para Todos e assinou o termo de Fornecimento de Alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, no município de Paramoti, distante 84 km da capital. O evento contou com a presença do secretário Dedé Teixeira.

Os sistemas de abastecimento d’água beneficiaram as comunidades de Cacimbas, Jurema/Passagem e Papel, com investimento total de R$ 400.057,15. Para o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira esses sistemas estão mudando a vida das famílias no meio rural. “É muito importante ter água nas torneiras, isso é qualidade de vida e ajuda muito os nossos agricultores na construção de uma vida digna e no aumento de sua renda. O Programa Água Para Todos e o Projeto São José, ambos da SDA, são grandes responsáveis pelo desenvolvimento rural do nosso Estado”.

Agricultores de Paramoti recebem projetos importantes do Governo do Ceará

O prefeito de Paramoti, Eduardo Feijó, assinou durante o evento o Termo de Fornecimento ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Alimentos, que vai beneficiar 12 agricultores do município. “O Governo do Ceará tem ajudado muito ao nosso município e isso nós somos muito gratos. Os nossos agricultores são bem assistidos e sempre recebem o apoio da SDA. O PAA Alimentos é especial, pois além de ajudar os agricultores ajuda as crianças das nossas escolas”.

Para o agricultor Jacinto Silva, de 54 anos, esses projetos da SDA são uma conquista para o município. “Nós agricultores ficamos muito felizes com a chegada desses incentivos para a produção rural”.

Títulos de Terra

Durante a solenidade 27 agricultores receberam seus títulos de terra das mãos do secretário Dedé Teixeira e do prefeito municipal Eduardo Feijó. Ao todo são 55 beneficiados no município de Paramoti.

O Programa de Cadastro de Georreferenciado de Imóveis Rurais (Título de Terra) tem como objetivo fortalecer o combate à pobreza rural e como foco principal a promoção da segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar, bem como a extinção da grilagem de terras.

Agricultores de Paramoti recebem projetos importantes do Governo do Ceará

A agricultora e deficiente visual Maria Nazaré Amorim de 81 anos, da comunidade Maracajá em Paramoti, comemorou o título de terra de recebeu. “É a maior satisfação que eue tenho, e agradeço a Deus por tá viva para receber isso. Eu não enxergo mas tenho muita vontade de viver e esperei ansiosa por esse dia e vai ser muito importante pra mim, pros meus filhos e pra toda minha família”.

Participaram do evento o prefeito de Paramoti (Eduardo Feijó), o vice-prefeito (Paulo Sérgio), o secretário municipal de desenvolvimento agrário e meio ambiente (José do Egito), a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais (Beth Franco), a presidente da câmara municipal (Francisca Cláudia Cruz), o delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Rosilônio Magalhães), o coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA (Abelardo Camurça), representando a Ematerce (Bartolomeu Cavalcante), presidente do Comitê de Bacias (Gleidson Guimarães), representando a Fetraece ( Wanderley Magalhães), advogado e conselheiro da OAB (Daniel Mariz), secretário de infraestrutura de Paramoti (José Ivanelson), secretária de educação de Paramoti (Lauriza Maria), secretário de Desenvolvimento Social (Aurenir Sales), secretária de Planejamento de Paramoti (Maria de Fátima), representando o Idace (Francisco Mesquita), presidente do sindicato dos servidores públicos do município (Emanoela Mesquita).

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br