53 agricultores recebem título de propriedade rural em Marco

22 de novembro de 2018 - 16:39

Com uma área territorial de 29 hectares de terra onde planta milho e feijão para “sustento da família” e cria “um gadinho para aproveitar a forragem da terra e ir controlando uma coisa e outra”, o agricultor Luiz Carlos de Freitas foi um dos 53 agricultores e agricultoras que receberam o título de propriedade rural, na manhã de quinta-feira (27/07), no Colégio Cenecista São Manuel, em Marco. Ele é morador da localidade de Águas dos Neves.

Depois de registrar o título no cartório, seu Luiz Freitas tem a expectativa de poder conseguir “um financiamento no banco para trabalhar melhor na terra e ir melhor vivendo”. Este é o mesmo sentimento de dona Maria Geni Coelho Carvalho, moradora da comunidade de Meia Mata, que recebeu três títulos de propriedade rural, respectivamente de 2,3 ha, 0,91 ha e 0.92 ha. Para dona Geni Carvalho o título “dá mais segurança de que a terra é da gente mesmo”.

O título de propriedade rural faz parte do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Estado, que prevê a titulação de terras de 182 municípios do Estado até 2020.

Participaram da solenidade a superintendente adjunta do Idace Graça Pedrosa, a representante da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) Darci Marques, o prefeito Róger Aguiar, o vice-prefeito José Neto, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Francisco Vasconcelos, o secretário do Desenvolvimento Econômico Júnior Osterno e o presidente do Sindicato dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais Amauri Sousa. Além de representantes do Banco do Brasil, dos cartórios, lideranças sindicais e de movimentos sociais e convidados.

Galeria de Imagens
Agricultores recebem título de propriedade rural em Marco Agricultores recebem título de propriedade rural em Marco

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace