31 municípios participaram do III Encontro sobre Crédito Fundiário, em Sobral

22 de novembro de 2018 - 16:37

O município de Sobral foi o palco do III Encontro com Representantes de Imóveis Adquiridos com Crédito Fundiário, realizado na manhã de quarta-feira (6/12) e promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A terceira edição do Encontro do Crédito Fundiário bateu o recorde de representação municipal, com 235 agricultores familiares e técnicos agrícolas representando 31 municípios e debateu o refinanciamento de débitos fundiários e políticas agrárias destinadas aos agricultores familiares. Ao todo, os territórios dos sertões de Sobral e Crateús, Serra da Ibiapaba e Litoral Norte são compostos por 40 municípios.

De acordo com o último balanço da Coordenadoria de Crédito Fundiário e Políticas Afins (COCRED/ SDA), 80% dos imóveis financiados pelo Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) sob a responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) estão quites com a instituição bancária responsável.

O novo item, uma das apostas de ação da SDA para 2018, inclui o levantamento das famílias que abandonaram o terreno no período anterior a quitação e aquelas que contribuíram de maneira decisiva para a conquista da terra. Após a quitação do valor junto à instituição financeira, os levantamentos e atas relacionadas precisam ser averbados em cartório e serão acompanhados pelo corpo técnico da Secretaria e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

Participaram da mesa de abertura o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o delegado federal da Agricultura no Ceará Rosilônio Magalhães; o superintendente Idace Cirilo Pimenta; e o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico Inácio Ribeiro. Estiveram presentes os representantes do Banco do Nordeste, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Instituto Agropolos do Ceará (IACe) e da Federação dos Trabalhadores Agricultores Rurais do Estado do Ceará (Fetraece).

Marcaram presenças agricultores familiares dos municípios de Sobral, Viçosa do Ceará, Novo Oriente, Itarema, Catunda, Crateús, Santa Quintéria, Camocim, Cariré, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Ipueiras, Massapê, Forquilha, Varjota, Nova Russas, Tianguá, Bela Cruz, Marco, Moraújo, Granja, Ubajara, Santana do Acaraú, São Benedito, Ibiapina, Morrinhos, Senador Sá, Reriutaba, Martinópole, Monsenhor Tabosa e Boa Viagem.

Galeria de Imagens
31 municípios participaram do III Encontro sobre Crédito Fundiário, em Sobral 31 municípios participaram do III Encontro sobre Crédito Fundiário, em Sobral 31 municípios participaram do III Encontro sobre Crédito Fundiário, em Sobral
31 municípios participaram do III Encontro sobre Crédito Fundiário, em Sobral 31 municípios participaram do III Encontro sobre Crédito Fundiário, em Sobral

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130