No aniversário de 135 anos de Ipueiras, a população rural recebe 114 títulos de terra

25 de outubro de 2018 - 15:57

 

 

O Governo do Ceará esteve presente no município de Ipueiras, no Sertão de Crateús, nesta quarta-feira (24), participando da entrega de títulos de terra para 114 famílias rurais. Na ocasião do aniversário de 135 anos da cidade, o secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil, participou da comitiva estadual para a entrega dos títulos, que contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e da superintendente adjunta do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Graça Pedrosa.

Nelson Martins defendeu a entrega da titularidade das terras, como forma de resguardar e dignificar os produtores rurais. “Primeiro, é uma satisfação pessoal, você passa a ser o dono da sua terra e ninguém pode tomar mais de você. Além disso, o proprietário pode acessar recursos, com juros muito baixos, através do Pronaf, Programa Nacional de Agricultura Familiar”, destacou o secretário.

De Assis Diniz vê a entrega de títulos como “uma possibilidade de o agricultor familiar planejar suas ações, organizar a sua pequena propriedade, além de ter acesso ao crédito, para colocar uma cerca, arrumar o rebanho ou mesmo fazer um açude. A titularidade é uma condição fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou.

“Muito feliz, nesse momento em que a gente comemora os 135 anos de emancipação política de Ipueiras, que a gente brinda os trabalhadores rurais e cidadãos de bem do município e quando a gente vê o Governo do Estado participando da entrega dos títulos. Pra nós é uma satisfação muito grande”, disse o prefeito Neném do Cazuza