“Idace: 30 anos fazendo justiça social”, por Cirilo Pimenta

18 de outubro de 2017 - 17:41

“E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” Certamente a filosofia do educador Paulo Freire esteve presente quando da criação do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). Neste 2017, o Idace chega aos 30 anos de existência descortinando políticas agrárias que recebem o reconhecimento da sociedade em seu papel social de relevância para a população do campo do Ceará.

Esta instituição, nos governos Cid e Camilo, há prestado magno serviço aos cearenses no combate à pobreza no campo. Hoje, graças a esses governos, temos 600 assentamentos estaduais que acolhem milhares de famílias do meio rural, apoiados por programas sociais e assistência técnica, que há permitido a evolução do bem-estar das pessoas em todas as áreas. O resultado desta política de governo tem sido o incremento na produção de alimentos sadios, regulando o mercado e impedindo a disparada dos preços dos produtos que compõem a cesta básica.

A atividade essencial, e prioritária, do Idace é a regularização fundiária. Dos 182 municípios do Ceará com zona rural, cerca de 120 já foram contemplados com a titulação e a escrituração dos imóveis dos agricultores familiares do Estado. Esse benefício permite que todas as posses, de 200 hectares abaixo, sejam escrituradas em nome dos seus proprietários a custo zero. O que leva à valorização da terra, dá autonomia ao proprietário para investimentos e provoca a elevação da autoestima. A consequência desse processo é a fixação do homem no campo, evitando o êxodo rural tão comum em outras épocas.

O Brasil sempre foi um país rural, e o povo tem direito à terra. Por isso, temos motivos sobrados para festejarmos os 30 anos do Idace. Àqueles que, em 1987, de forma visionária criaram o órgão, a certeza de que pontificou o pensamento do escritor francês Victor Hugo: “Nada é mais poderoso do que uma ideia que chega no momento certo”. (Publicado no Jornal O POVO, edição de 07/10/2017)

Cirilo Antonio Pimenta Lima
Superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace)
cirilopimenta@gmail.com