Idace participa de Fórum Regional de Políticas de Apoio à Agricultura Familiar

22 de novembro de 2018 - 16:39

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, o superintende do Idace, Eduardo Barbosa e o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, participam em Teresina-PI, de quarta-feira (13) a sexta-feira (15), do 6º Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais. O tema central é “A importância da Agricultura Familiar para o Desenvolvimento da Região Nordeste e seu Funcionamento”. O evento teve as presenças do Governador do Piauí, Wellington Dias, e do secretário do Desenvolvimento Rural-Pi, Francisco Limma,

As atividades desta edição do fórum visam debater o financiamento das políticas de apoio à agricultura familiar no Nordeste. O encontro também objetiva mostrar experiências positivas de financiamento nos estados, traçar estratégias de fortalecimento e ampliação das políticas por meio da visão dos movimentos sociais e firmar parceria com a cooperação internacional e uma estratégia regional de financiamento. Além de conhecer as experiências do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), no Mercosul.

As áreas temáticas desenvolvidas nas reuniões tem como foco o encaminhamento de proposições de políticas de “Assistência Técnica e Extensão Rural para o Semiárido Nordestino”, “As Estratégias Nacionais de Recursos Hídricos e o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Nordeste Brasileiro” e “Acesso à Terra e Regularização Fundiária”. A programação incluiu plenária e mesa redonda com participação de representantes de órgãos internacionais como Asa, Contag, CAF, Bird e Fida.

Fórum Regional de Políticas de Apoio à Agricultura Familiar

Também aconteceu a reunião da Associação Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra (ANOTER), coordenada por Eduardo Barbosa. A comitiva cearense tem as participações do diretor Técnico e de Operações do Idace, Paulo Henrique Lobo, do assessor institucional do Idace, Alan Kardec e da coordenadora do Projeto Paulo Freire da SDA, Iris Tavares.

Assessoria de Comunicação do IDACE

augusto.brandao@idace.ce.gov.br – (85) 3474.9130