Visita de solidariedade reúne instituições no Quilombo Serra dos Mulatos, em Jardim/CE
22 de janeiro de 2026 - 15:31 #Cariri #Jardim #PCTs #QuilomboMulatos

Foto: Rodrigo Dias
Representantes de órgãos públicos, instituições de ensino e organizações da sociedade civil realizaram, nesta quarta-feira (22), uma visita de solidariedade ao Quilombo Serra dos Mulatos, no município de Jardim, região do Cariri. A ação ocorreu em resposta às denúncias de ameaças e intimidações sofridas pela comunidade após a titulação definitiva de seu território.
A visita contou com a presença do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Defensoria Pública do Estado do Ceará, do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), das prefeituras de Jardim e do Crato, além do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Escritório Frei Tito, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Cáritas Regional.

Durante a atividade, as instituições dialogaram com moradores e lideranças quilombolas, ouviram relatos sobre a situação vivenciada no território e reafirmaram o compromisso com a defesa dos direitos humanos, da igualdade racial e da segurança das comunidades tradicionais.
O superintendente do Idace destacou o caráter coletivo e institucional da visita.
“É muito importante estarmos reunidos, organizações da sociedade civil, órgãos do governo do Estado do Ceará e do governo federal, o que quer dizer que somos solidários e não iremos aceitar qualquer ação contra o povo quilombola da Serra dos Mulatos”, afirmou.

Foto: Tiago Stille
O Quilombo Serra dos Mulatos teve seu território titulado definitivamente em novembro de 2025, após processo conduzido pelo Idace e pelo Incra, que reconheceu a ocupação histórica da área na Chapada do Araripe. A comunidade abriga cerca de 300 famílias e resiste no território há mais de dois séculos.