Governo do Ceará anuncia concurso público para o Idace, para 2026
25 de novembro de 2025 - 11:33 #AnúncioOficial #ConcursoPúblico #GovernodoCeará #LOA2026
Texto: Marina Holanda | Foto: Tiago Stille

O governador Elmano de Freitas anunciou a realização de concurso público para o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), na última quarta-feira (19). A declaração foi feita no Palácio da Abolição, durante a solenidade de titulação do território quilombola Serra dos Mulatos, localizado no município do Jardim, marcando um compromisso com o fortalecimento das políticas agrárias e de regularização fundiária no estado.
No evento, o governador destacou a necessidade de ampliar o quadro de pessoal do Instituto para garantir a continuidade e a expansão dos serviços prestados:
“Se o João Alfredo tinha uma missão de demarcar terras quilombolas e indígenas, com os servidores que ele tem hoje, a missão dele vai aumentar, com um concurso, tendo dezenas e dezenas de servidores a mais, pra ter um Idace forte. Para poder regularizar a terra do nosso povo mais pobre”, afirmou Elmano.
IDACE: trajetória, missão e desafios
Criado em 28 de dezembro de 1987, por meio da Lei nº 11.412/1987, o Idace é uma Autarquia estadual que sucedeu o antigo Instituto de Terras do Ceará (Iterce), fundado em 1979. Somando a atuação das duas instituições, o órgão completará, em 2026, 47 anos dedicados à promoção e execução da política agrária do Ceará.
Com papel central no desenvolvimento agrário e na regularização fundiária, o Idace contribui para a justiça social, o fortalecimento da agricultura familiar e a redução das desigualdades no meio rural, assegurando cidadania e segurança jurídica às famílias agricultoras, povos indígenas, comunidades rurais e quilombolas.
“O anúncio do governador Elmano de Freitas, da realização do concurso para o Idace no próximo ano, nos encheu de muita alegria porque, primeiro, é o reconhecimento do trabalho que o Idace vem realizando ao longo dos seus quase 47 anos de vida. E, segundo, porque isso vai significar, como foi falado até pelo próprio governador, o fortalecimento do órgão que trabalha, hoje, não só com a sua missão histórica de arrecadar terras devolutas e titular pequenos agricultores e agricultoras familiares, mas, também, de apoiar o Incra, na titulação dos territórios quilombolas; a Funai, na demarcação de terras indígenas, e nesse trabalho que tem cada vez mais se ampliado com os povos e comunidades tradicionais” ressalta o superintendente do Idace, João Alfredo.
Até o momento, não há previsão de publicação do edital – com maiores detalhes sobre quantidade de vagas, cargos e áreas abrangidas -, mas o anúncio sinaliza uma decisão política, avanço decisivo para garantir a continuidade e o fortalecimento das ações de regularização fundiária no estado.
Com o novo concurso previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, o Idace se prepara para consolidar mais de quatro décadas de atuação e enfrentar os desafios futuros com uma estrutura renovada, ampliada e capacitada para atender às demandas da população rural cearense.