Prefeitura de Quixeramobim, Incra, Idace e MST se reúnem para tratar de questões agrárias no Sertão Central

8 de julho de 2025 - 16:56

Foto: Rodrigo Dias

 

Prefeitura de Quixeramobim, Incra, Idace, MST, e mandato do deputado Missias do MST se reúnem nesta terça (8) para tratar de questões agrárias da região.

Além do apoio produtivo para a cadeia leiteira do município, também foram sinalizadas novas parcerias a serem oficializadas e divulgadas posteriormente.

Estiveram presentes, o Superintendente do Idace, João Alfredo, superintendente do Incra Ceará, Erivando Sousa, o prefeito do município de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, juntamente do coordenador do escritório regional do Idace no Sertão Central, Davi Soares, liderança de Quixeramobim, Toninho do MST, e o assessor parlamentar Juninho Mendes, do mandato do deputado Missias do MST.

Também participaram da reunião, equipe técnica do Idace que tem avançado nos trâmites para que possa ser iniciado o processo de regularização fundiária em toda a extensão do município.

O Idace, em Quixeramobim, atende 10 municípios da região do Sertão Central, incluindo questões relacionadas à regularização fundiária e pendências cadastrais; reafirmando o compromisso com a cidadania agrária e o bem viver.

Em maio de 2024, o Idace realizou a imissão de posse da antiga Fazenda Cipó, que passou a se chamar Assentamento Nova Jerusalém, com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz. Foram cerca de 40 famílias cadastradas e beneficiadas pelo Idace, com território no Assentamento, que soma um total de 3,5 mil hectares, conforme laudo de vistoria e avaliação. Isso quer dizer desenvolvimento agrário local, assegurando a manutenção produtiva da cadeia leiteira para a região, garantindo o crescimento sustentável e equitativo do setor no Ceará.

O Escritório Regional do Idace em Quixeramobim desempenha um papel importante no apoio aos agricultores e proprietários de terra da região, facilitando o acesso a programas do governo estadual, como a regularização fundiária. O escritório também atua em parceria com a Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), promovendo o desenvolvimento rural e a assistência técnica aos produtores locais.