Posseiros de Tauá recebem títulos da terra depois de 14 anos

3 de julho de 2024 - 12:05

Tauá sedia evento para beneficiar 177 posseiros e posseiras depois de 14 anos sem entrega de títulos

Distante cerca de 350 km de Fortaleza, o município de Tauá é formado por oito distritos, representando um total de 4.018,162 km². Mas em nenhum desses distritos, moradoras e moradores de posse mansa e pacífica receberam o título de propriedade que o Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) fornece para a população cearense. Isso vai mudar nesta sexta-feira, quando o Idace chega para, em nome do Governo do Estado, entregar 177 títulos.

O evento acontece no Cine Teatro, no Parque da Cidade, a partir das 9h. João Alfredo, superintendente do Idace, comemora o momento: “Tínhamos questões administrativas que foram sanadas nos últimos meses, o que resultou no desenrolar do trabalho. É com muita alegria que vamos a Tauá participar desta grande festa”.

O título é o papel da terra e, uma vez registrado, pode ser instrumento de requisição de benefícios como aposentadoria e crédito fundiário. Resultado do Programa de Regularização Fundiária, os títulos são uma política pública fundamental para o desenvolvimento da produção no campo, injetando investimento e força nova para quem vive e trabalha.