IDACE participa de encontro de representantes de imóveis no Crato
22 de novembro de 2018 - 16:37
Como vivem as famílias nos mais de 500 assentamentos espalhados por todo território cearense, o acesso às políticas públicas e ao crédito fundiário. Estes foram os temas do I Encontro com Representantes dos Imóveis Adquiridos, realizado no Crato, município localizado no território dos Sertões do Cariri, terça-feira (28/12). O evento reuniu mais de 250 agricultores familiares e técnicos agrários no auditório da sede do Geopark Araripe, no Crato, e apresentou um diagnóstico regionalizado da política pública.
“A ideia é dividir o Estado do Ceará em quatro macroregiões (Cariri, Quixeramobim, Sobral e Fortaleza), discutir os desafios e elaborar políticas públicas que amparem os agricultores na produção rural e no sustento de suas próprias famílias. Queremos conhecer qual o nível de acesso que essas quase oito mil famílias possuem ao crédito fundiário; se dispõem recebem assistência técnica e com quais políticas públicas, nacionais e estaduais, estão sendo atendidas”, apresentou um retrato do diagnóstico a ser traçado o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.
De acordo com balanço apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do Governo Federal, somente no Estado do Ceará dispõe de 599 contratos de crédito similares aos que agricultor do assentamento Riacho Seco teve acesso para adquirir a terra. Um dos benefícios utilizados para garantir a conquista é a quitação de débitos por meio da Lei Federal 13.340/2016. Para os contratos até 31 de dezembro de 2006 é garantido um rebate de até 95% para os imóveis no semiárido e de até 50% para a liquidação das dívidas contratadas entre 1o de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2011.
Participaram da solenidade o superintendente do IDACE Cirilo Pimenta, o delegado federal da agricultura no Ceará Rosilonio Magalhães, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce), Bartolomeu Cavalcante; do Instituto Agropolos no Cariri, Evanildo Simão; do BNB e da Semace, além do vereador do Crato, Pedro Lobo.
Galeria de Imagens | ||
![]() |
![]() |
![]() |
Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130