QUEM É QUEM

Superintendente

João Alfredo Telles Melo

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1981), mestrado em Direito com foco em Direito e Desenvolvimento (1995) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da mesma universidade (2021).

Advogado e professor de Direito Ambiental, sua atuação concentra-se em temas como unidades de conservação, recursos hídricos, licenciamento ambiental, justiça ambiental, agrotóxicos, e meio ambiente. É membro ativo das seguintes instituições: Associação dos Professores e das Professoras de Direito Ambiental do Brasil (Aprodab), Instituto Direito por um Planeta Verde (IDPV), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e Rede Nacional dos Advogados e Advogadas Populares (Renap).

Na esfera política, exerceu três mandatos como deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, além de um mandato como deputado federal, inicialmente pelo PT e, posteriormente, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Também serviu em dois mandatos como vereador pelo PSOL na Câmara Municipal de Fortaleza.

Com experiência como consultor de políticas públicas do Greenpeace Brasil, atualmente preside a Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB/CE).

Superintendente Adjunto

Antônio Rodrigues de Amorim

Antônio Rodrigues de Amorim, nascido na comunidade de Abóbora, no município de Tauá (CE), é filho de Agostinho Rodrigues de Oliveira e Josefa Ribeiro Lima. Casado com Iraci Loiola de Sena Amorim, é pai de quatro filhos: Adonai Rodrigues Loiola, Valéria Rodrigues Loiola, Antônio Helder Loiola Amorim e Olga Rodrigues Loiola.

Sua trajetória começou em Tauá, onde iniciou suas atividades como agricultor em 1978. Como muitos jovens do interior, mudou-se para Fortaleza em 1978/79, quando trabalhou como garçom. Em 1980, retornou a Tauá e abriu seu próprio negócio, um bar, enquanto também seguia na agricultura. Em 1981, tornou-se um dos líderes do movimento de oposição sindical no município, sendo eleito presidente do sindicato local em 1986. Em 1982, participou do Congresso de Fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Bernardo do Campo (SP) e atuou como Diretor Nacional da CUT de 1982 a 1988.

Em janeiro de 1988, criou o primeiro Departamento Rural da CUT. Candidato a Deputado Federal Constituinte em 1986, foi o mais votado da coligação PT/PSB, com 23.237 votos. Contribuiu com a entrega ao Deputado Ulisses Guimarães de 4,9 milhões de assinaturas em apoio a emendas populares sobre questões sociais, desenvolvimento agrário e política agrícola.

De 1982 a 1991, foi diretor da CUT no Ceará. Atuou como delegado regional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) em Crateús (1986-1995), e foi diretor estadual da Fetraece (1992-1995). Em 1995, começou a atuar como técnico em contabilidade em seu município, colaborando com associações comunitárias, sindicatos e cooperativas. De 1997 a 2000, integrou a equipe técnica da Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ates) no Estado do Piauí, prestando apoio nas áreas de contabilidade e gestão dos agricultores. De 2002 a 2004, trabalhou como supervisor técnico, em colaboração com o Sebrae e o Incra, nas regiões cearenses dos Inhamuns, Centro-Sul e Jaguaribe.

Em 1994, foi aprovado no curso de Ciências Contábeis na Faculdade Metropolitana, em Tauá, concluindo-o em junho de 1998. De 1998 a 2007, atuou como contador e agricultor, dedicando-se à produção orgânica em Tauá.

De 2007 a 2014, foi secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA). Atualmente, está em processo de especialização em Gestão Empresarial em Cooperativas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

 

 

Diretorias e Assessorias

Claudecilia de Oliveira Teixeira

Diretora Administrativo-Financeira

Paulo H. Magalhães Lobo

Diretor Técnico de Operações

Ricardo Sá Benevides Magalhães

Assessor Jurídico