Idace adere ao Programa Brasil M.A.I.S, maior projeto de sensoriamento remoto do País
16 de dezembro de 2024 - 14:42 #Idace #Imagens de satélites #Programa Brasil M.A.I.S. #Sensoriamente remoto
Assessoria de Comunicação do Idace
Foto: Reprodução/Programa Brasil M.A.I.S.
Com acesso a imagens em alta resolução, o Instituto pode fortalecer a gestão territorial, identificando uso irregular de terras e acompanhando a evolução de assentamentos rurais
O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) assinou Termo de Adesão ao Programa Brasil M.A.I.S., do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa permite o acesso e o compartilhamento de imagens captadas por mais de 180 satélites. Diariamente, 8,5 km² são imageados e disponibilizados para cerca de 570 instituições cadastradas no Programa.
A frota de satélites pertence à constelação PlanetScope, equipada com sensores de alta resolução capazes de revisitar o território nacional regularmente. Por meio de processos automatizados, os algoritmos selecionam mensalmente as imagens de melhor qualidade, priorizando homogeneidade e mínima presença de nuvens, garantindo mosaicos com informações precisas e confiáveis. É o maior projeto operacional de sensoriamento remoto do País.
Segundo o superintendente do Idace, João Alfredo, o acesso às imagens fortalece a atuação do Idace, permitindo uma gestão territorial mais eficiente e um desenvolvimento rural sustentável, com foco na segurança fundiária e na preservação do meio ambiente.
“As imagens permitem identificar, mapear e monitorar ocupações de terras rurais e áreas de conflito, facilitando os processos de regularização fundiária e a demarcação de propriedades. Podemos acompanhar a evolução de assentamentos rurais, verificar o cumprimento das políticas agrárias e identificar invasões ou uso irregular de terras destinadas à reforma agrária”, afirma.
Alertas automáticos
O Programa também emite alertas automáticos sobre atividades ilegais, como desmatamento, garimpo, queimadas e ocupação indevida de terras públicas. O Idace pode, portanto, agir em conjunto com órgãos ambientais para proteger áreas de preservação e o patrimônio fundiário do Estado.