Idace conclui demarcação de território de comunidade tradicional na Praia do Balbino, em Cascavel
12 de dezembro de 2024 - 15:25 #Ceará #Demarcação #Idace #Praia do Balbino #Regularização Fundiária
Assessoria de Comunicação do Idace
A entrega é a segunda demarcação de área de comunidade tradicional realizada pelo órgão de terras, que delimitou a Vila do Estevão, em Aracati, na última quarta (4)
O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) instalou, nesta quinta-feira (12), o marco e a placa que simbolizam o fim da demarcação do território da comunidade tradicional da Praia do Balbino, em Cascavel. A cerimônia foi realizada na presença de membros da Associação de Moradores do Povoado de Balbino, em uma das barracas de praia do local.
Ao todo, são 255,76 hectares, sobrepostos à Área de Proteção Ambiental (APA) do Balbino, cujo processo de georreferenciamento foi iniciado em outubro deste ano. A demarcação beneficia diretamente mais de 300 famílias, assegurando a proteção de sua cultura, a autonomia econômica e o direito legítimo ao território.
Segundo o superintendente do Idace, João Alfredo, a demarcação da área utiliza a mesma metodologia para as delimitações de territórios indígenas. “Fizemos o levantamento do espaço físico por meio de imagens de satélites, depois refinamos esse processo para, só então, instalarmos os marcos e a placa de sinalização”, explica.
Ao ler as inscrições na placa, que indicava a propriedade coletiva da área pela Associação, as pessoas presentes celebraram a conquista. A mestra da Cultura Francisca Pires, ex-presidenta da Associação, emocionou-se. “Fui uma das pessoas que iniciaram essa luta. Foi muito difícil. Fui procurada por especuladores para vender minha luta, mas não vendi. E estou feliz porque venci”.
A demarcação na Praia do Balbino é a segunda entrega do Idace de delimitação de território pertencente a comunidades tradicionais. Na última quarta-feira (4), o Instituto finalizou a demarcação da Vila do Estevão, em Aracati, com área de 43,33 hectares.