Idace Debate apresenta projetos do Programa Cientista Chefe
28 de agosto de 2024 - 15:14
O Idace Debate, projeto que acontece mensalmente e discute questões relacionadas ao trabalho do Instituto do Desenvolvimento Agrário, uma das autarquias vinculadas à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), acontece na quinta-feira, 29, às 14h, no auditório do Departamento das Ciências do Solo (no Campus do Pici). Em pauta, os projetos, as professoras e os professores, pesquisadoras e pesquisadores que vão fazer parte do Programa Cientista Chefe, coordenado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em cooperação com o Idace.
Fazem parte do Programa três subprojetos vinculados ao projeto coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). Os subprojetos serão desenvolvidos pelos professores Maria Inês Escobar, Aécio Oliveira e Jeovah Meireles. Vale lembrar que o Programa Cientista Chefe existe para que a comunidade acadêmica, juntamente com o corpo de servidores e colaboradores do estado, possa entregar um produto para a melhoria de vida dos cearenses.
A professora Maria Inês vai coordenar uma equipe interdisciplinar de pesquisadores para analisar os métodos de governança fundiária no Ceará. Ela explica: “Nossa equipe é bem interdisciplinar e tem o desafio de projetar um software de apoio à tomada de decisão para governança fundiária cearense, com base nos dados do Idace, disponibilizando de forma interativa a malha fundiária do estado”. Maria Inês concedeu uma entrevista para esse site em 13 de agosto, onde ela explica o projeto com mais detalhes. A entrevista pode ser conferida aqui.
Já o professor Aécio pretende desenvolver, junto com sua equipe, indicadores que sirvam de referência para políticas públicas. Segundo Aécio: “A proposta de pesquisa se estrutura da seguinte maneira: definimos os significados da sustentabilidade – o que é, afinal, sustentabilidade ecológica, econômica, social, política e cultural. Depois disso, do ponto de vista metodológico, essas questões são agrupadas em um único indicador, que eu chamo indicador sintético. Um indicador que reflita as dimensões do processo de pesquisa”. O professor também concedeu uma entrevista para o site do Idace, e pode ser acessada aqui.
O professor Jeovah Meireles também vai falar sobre seu projeto no Idace Debate, onde vai detalhar sobre o projeto a ser desenvolvido na área da Tatajuba, distrito de Camocim. Eles três são os participantes do Debate, juntamente com o professor Raimundo Costa, presidente da Funcap. A apresentação e mediação é do superintendente do Idace, João Alfredo.
Parcerias
Desde 2023 o Idace vem sediando conversas com integrantes das universidades, o que tem gerado caminhos possíveis de pesquisa a partir do cotidiano das técnicas e técnicos que fazem o órgão. Foram esses processos que geraram os três subprojetos inscritos no Programa.
Além disso, o Idace vem reunindo professoras e professores que atendem a assentamentos acompanhados pelo órgão, como aquele feito pelo Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária da Universidade Federal do Ceará (Crutac-UFC) aos Assentamentos Estaduais Oiticica em Baturité e Manga Açudinho em Baturité/Capistrano.
Cientista Chefe
O Programa existe há sete anos e tem como objetivo “unir o meio acadêmico e a gestão pública”, segundo o site da Fundação. E ainda: “Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população”. No site, da Funcap, aqui.