Desenrola Idace conclui treinamento em três cidades

5 de junho de 2024 - 20:54

No artigo abaixo, o superintendente adjunto do Idace, Antônio Amorim Rodrigues, descreve o processo de conclusão do programa Desenrola Idace nas cidades de Orós, Crato e Várzea Alegre. Confira!

Na tarde de 5 de junho de 2024, concluímos o treinamento voltado para os técnicos das secretarias de agricultura, sindicatos dos trabalhadores rurais e Ematerce dos municípios de Várzea Alegre, Orós e Crato. Este treinamento foi essencial para a resolução das pendências na malha rural dessas localidades, especialmente nas áreas de georreferenciamento e cadastro.

O evento contou com a participação de 20 representantes municipais. Discutimos detalhadamente o passo a passo do cadastro, garantindo que este seja realizado em conformidade com a legislação vigente e as condições de propriedade de cada beneficiário do programa de regularização fundiária. Foi notável o entusiasmo dos participantes, demonstrado nas apresentações das pendências de georreferenciamento e cadastro de cada município e no compromisso coletivo em sanar as dúvidas apresentadas.

Compromissos assumidos pelos municípios
Várzea Alegre se comprometeu a elaborar um plano de ação para a realização dos trabalhos, iniciando pelos cadastros pendentes. A entrega dos títulos neste município havia sido atrasada devido à falta de registro pelo cartório, que só foi resolvida após uma ação judicial. Com os registros agora em andamento, Várzea Alegre está focada em regularizar os cadastros restantes.

Orós também assumiu o compromisso de executar o trabalho necessário e planejar uma agenda em conjunto com a coordenação do escritório de Várzea Alegre para colaborar nos serviços daquele município.

Crato ressaltou a importância da presença dos membros das UMCs de Crato e Várzea Alegre. A cooperação entre as informações do Incra e Idace é vital para o sucesso da regularização fundiária. Um próximo encontro foi planejado para o Crato, onde as lideranças locais, incluindo a secretaria, o sindicato e a Ematerce, poderão discutir melhor a malha rural e tomar as providências necessárias.

Fotos: Leojaime Maia

Agradecimentos
Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão ao secretário Matias, da Secretaria de Agricultura de Várzea Alegre, por sua recepção extraordinária e à prefeitura de Várzea Alegre por financiar a estadia de todos os participantes. Agradecemos também ao prefeito de Várzea Alegre pelo suporte, e a todos os participantes que se comprometeram com o sucesso das ações propostas.

Um agradecimento especial à equipe do escritório do Cariri, coordenada pelo mestre Brilhante, que contribuiu significativamente para as discussões do grupo. Nosso reconhecimento também ao superintendente João Alfredo pelo compromisso com a realização deste trabalho no estado do Ceará.

Por fim…
O treinamento foi um passo crucial para a regularização fundiária nesses municípios. A colaboração entre os técnicos das secretarias, sindicatos, Ematerce e lideranças locais é fundamental para garantir que todas as pendências sejam resolvidas, beneficiando os proprietários rurais e fortalecendo a agricultura na região. A união de esforços e o compromisso assumido por todos os envolvidos são fundamentais para o sucesso contínuo desse importante trabalho.

Gratidão a todos que participaram e contribuíram para o avanço deste projeto.