Um passeio pelo sertão – agricultura, terra e crescimento

22 de março de 2024 - 16:01

O Ceará é enorme! E cada vez apresenta mais iniciativas responsáveis de produção, com expansão da agricultura orgânica e as soluções sustentáveis. Entre os dias 20 e 22 de março, o superintendente adjunto do Idace, Antônio Rodrigues Amorim, esteve em três municípios para acompanhar o trabalho feito sertão afora.

Essas visitas fazem com que o Idace, que realiza a regularização fundiária no Ceará, conheça melhor os territórios, os usos e os ocupantes legítimos da terra. Acompanhe o relato das visitas.

Acerola orgânica
Hoje passei o dia visitando o assentamento Val Paraíso no município de Tianguá. Pela manhã, uma conversa informal com a direção da cooperativa.

Na conversa, apresentaram que estão em fase de construção do projeto são José que pode variar entre R$ 800 mil a um milhão para construção de uma planta de fábrica de polpa para aproveitar de forma processada todas as frutas que tem no assentamento e em seu entorno. Me parece ser um investimento que requer novos conhecimentos e novos profissionais, mas aqui se percebe que eles têm muita coragem e fazem auto gestão o que enriquece as condições de fazer um bom investimento.

Discutimos com eles para fazer duas linhas de produção de polpa dos produtos orgânicos e de produtos convencionais, uma forma de incluir todos os produtores do assentamento. Além disso, tem a possibilidade de processar a polpa verde de acerola para negócios com uma empresa em Aracati.


Fotos: Leojaime

À tarde visitei o local de captação d’água no açude Jaburu, em Ubajara.

Tanques-pulmão
Em seguida fomos para locais onde estão os tanques-pulmão que fazem a distribuição de água para irrigação, hoje irrigando em torno de 100 hectares desses 40 hectares são de acerola.

Crescimento produtivo
É claro que o sucesso de um trabalho como esse tem muitas variáveis que não se apresentam nos produtos, mas nos processos produtivos, como energia e outras tecnologias que tem custos e dependências. Para alcançar as metas, eles produzem parte significativa da energia.

Juventude no sertão
Além dessas informações percebemos que jovens que nasceram nesse assentamento estão prestando serviços em empresas diversas e ajudando no processo de comercialização foi o caso do contrato com a Itaueira que um membro do assentamento fez a cooperação entre a cooperativa e a empresa.
Deixo aqui a minha gratidão a todos da cooperativa que nos receberam muito bem e nos ofereceram muitas informações, agradecer de forma muito especial ao Vicente e sua esposa que nos recebeu na sua casa.