Audiência pública em Tatajuba discute projeto de preservação socioambiental

13 de março de 2024 - 17:39

Imagens: Breno Forte

Embaixo da palhoça do Centro de Artesanato da Tatajuba, olhos e ouvidos atentos. Era dia de audiência pública em Tatajuba, Camocim, para apresentação e debate do projeto de gestão ambiental na região, visando a preservação socioambiental. A audiência aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13 de março, e discutiu a participação da comunidade na gestão daquela terra pública, que será o primeiro assentamento ambientalmente diferenciado e a parceria com a prefeitura.

A região tem sofrido com grilagem de terras públicas e os moradores estão sendo assediados por especuladores imobiliários, o que tem contribuído para a insegurança socioambiental da região. O Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) tem trabalhado para garantir a terra para quem é de direito, que vive e trabalha no local há décadas.

A audiência vem na esteira da recente ação que derrubou cercas e placas de venda de terrenos em área do Governo do Estado. Com o Idace estavam também o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Batalhão da Polícia do Meio Ambiente e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

João Alfredo, superintendente do Idace, ressaltou a importância do apoio do município para o sucesso do projeto, que “só será bem sucedido com a comprometida participação de seus representantes”. Ele lembrou, ainda, a importância da presença e do acompanhamento de organizações não-governamentais, como Instituto Terramar, que dão suporte técnico para essas comunidades.

Na audiência, estiveram presentes moradoras e moradores das quatro comunidades que compõem a região: Tatajuba, Vila Nova, São Francisco e Baixa Tatajuba. Acompanharam a audiência o Instituto Terramar, pela assistente social Andrea Camurça, a professora Maria Inês Escobar, da UFC, o coordenador do escritório regional do Idace, Jacson Moura, junto com os técnicos Moésio Mota, Sara Spinosa, e ainda Clóvis Lima, gestor da APA da Lagoa da Jijoca, da Semace.

Além deles, compareceram a prefeita de Camocim Betinha Magalhães, o procurador do município, Alexandre Rodrigues maia Filho; o presidente da Câmara Municipal Antônio Manoel; Jolênio Braga, secretário de Meio Ambiente e Turismo, e Roberto Caracas, da Autarquia Municipal de Meio Ambiente. Vereadores também foram ao evento.

Durante o encontro, foram debatidos diversos aspectos do projeto, desde a conservação dos recursos naturais até o desenvolvimento sustentável da região. Os participantes expressaram suas preocupações e contribuíram com ideias para fortalecer o plano de gestão ambiental.