Desenrola Idace em Pedra Branca marca avanços na regularização fundiária e capacitação técnica

8 de fevereiro de 2024 - 16:34

No município de Pedra Branca, situado no coração do sertão cearense, os últimos dias têm sido marcados por importantes iniciativas voltadas para a regularização fundiária e o fortalecimento técnico na agricultura local.

No dia 6 de fevereiro de 2024, as atividades começaram cedo na Secretaria de Agricultura de Pedra Branca, com a retirada de pendências pela manhã por parte do corpo técnico do escritório regional do Idace no Sertão Central. No turno da tarde, uma sessão de treinamento teórico envolveu a equipe técnica da secretaria em conjunto com profissionais também do Idace e da Ematerce, visando aprimorar os conhecimentos e práticas agrícolas da região.

No dia seguinte, 7 de fevereiro, uma cerimônia marcante celebrou a entrega de 63 títulos da terra a agricultores e agricultoras locais. O evento, que contou com a participação ativa da Secretaria de Agricultura, Ematerce e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representa um passo significativo rumo à segurança jurídica e ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades agrícolas. Como uma evidência da importância do trabalho, estavam presentes o prefeito Matheus Góis e vários secretários da prefeitura: da Educação, Ivoneth Braga, da Agricultura, Reginaldo Sousa, e o chefe de gabinete Sebastião Pinto; além do gerente da Ematerce, Daniel Duarte Lucena, dos vereadores: Preto Flor, Juarez Abrantes, Jayron Nilson. A presidente do Sindicato Maria Eunice Ribeiro de Lima também participou do evento.

No mesmo dia, à tarde, os esforços se concentraram novamente na Secretaria de Agricultura, com a continuação do processo de regularização e solução de pendências administrativas.

Hoje, 8 de fevereiro, as atividades se estenderam para os distritos rurais do município, onde equipes técnicas da Secretaria de Agricultura, Idace e Ematerce realizaram o cadastro de propriedades, fortalecendo o conhecimento sobre a realidade agrícola local e proporcionando suporte direto aos agricultores.

Essas iniciativas refletem o compromisso do Idace em promover o desenvolvimento sustentável, a justiça social e a prosperidade nas áreas rurais do Ceará