Idace e pesquisadores seguem debate sobre parcerias

17 de janeiro de 2024 - 14:52

Reunião aconteceu na manhã da terça-feira, 16 de janeiro, na sede da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Funcap

Ao longo dos últimos seis meses, desde agosto de 2023, o Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) vem trabalhando na articulação com pesquisadoras e pesquisadores vinculados às universidades cearenses. Desde o início, os debates seguem na direção da estruturação de trabalhos em conjunto, aliando ambas as instituições para melhorar tanto os resultados entregues pelo órgão público quanto a pesquisa feita nas universidades para a construção do pensamento brasileiro.

Na esteira desses encontros, aconteceu a terceira reunião entre representantes do Idace e da Funcap, na manhã da terça-feira, 16 de janeiro. No encontro foram debatidas formas pensar ações conjuntas em defesa dos povos e comunidades tradicionais (PCTs), dos sem-terra, das assentadas, dos assentados e das agricultoras e agricultores. Na mesa, o superintendente do Idace, João Alfredo, a professora Maria Inês Escobar, os professores Aécio Oliveira, Jeovah Meireles, o presidente da Funcap Raimundo Nogueira e o diretor Jorge Soares.

O Idace apresentou três projetos que estão sendo estruturados desde agosto, quando houve uma chamada geral para futuras articulações. Dos três projetos apresentados na terça, um trata da criação de indicadores tanto econômicos como sociais, para ampliar o entendimento do morador do campo; um plano de enfrentamento das mudanças climáticas para os assentamentos e o terceiro trata da governança no campo.