Saiba como foi a terça-feira no Idace

28 de junho de 2023 - 11:50

Texto: Júlia Lopes / fotos: Nildo Vasconcelos, Júlia Lopes

Duas reuniões importantes marcaram o dia. No começo da tarde estivemos na DPU e, logo em seguida, reunimos com representantes indígenas de Monsenhor Tabosa

Na tarde de ontem estivemos na Defensoria Pública da União nos reunindo com representantes do Acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, e do MST. A área, que atualmente é palco de conflitos de terra, acolhe centenas de famílias que moram e produzem seu sustento há décadas.


“Estamos aqui para contribuir com a regularização fundiária desse trecho e nos comprometemos em trabalhar para que isso aconteça o quanto antes”, declarou o superintendente do Idace, João Alfredo. O processo pela regularização segue na justiça e deve ter novos desdobramentos no dia 18 de julho, quando acontece nova audiência sobre o caso.

Terras indígenas
Logo em seguida, já na sede do Idace, recebemos uma comitiva de indígenas Potiguara e Tabajara, da aldeia Girita, de Vila Nova, em Monsenhor Tabosa. A visita teve como pauta a reivindicação da compra de uma terra para assentar o grupo que atualmente vive numa área urbana.

A mudança para um território rural é um grande passo na direção da reparação histórica tão necessária para a continuidade da cultura, da economia, da política e da socialização desses povos. Esse é, inclusive, um direcionamento indicado pela Lei Wilson Brandão no que ela diz sobre os Povos e Comunidades Tradicionais, os PCTs. A posse da terra garante ainda o acesso a programas de governo, como benefícios públicos e aposentadoria.