Regularização Fundiária chega a Salitre, no sul do Estado

24 de maio de 2023 - 17:07 #

Júlia Lopes / Augusto Brandão - Ascom Idace - Texto Breno Sousa - Foto

O Programa de Regularização Fundiária representa o início de um novo ciclo para a agricultura familiar do município e da região, levando benefícios para os pequenos e médios produtores

Foi realizada em Salitre, na manhã desta quarta-feira (24), a audiência pública que marca o primeiro passo para a efetivação do Programa de Regularização Fundiária do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). Com a implantação, as comunidades da região vão poder requerer a posse das terras em que vivem, produzir sem ameaças ou instabilidades, além de acessar programas de governos e benefícios sociais.

A audiência, que teve início às 9h, aconteceu na sede do Centro de Assistência Social (CRAS), em Salitre. Participaram lideranças comunitárias de vários acampamentos da região, como o Neto, do Olho D’água; o Jardel, de Angico; a Simone, de Coqueiro; Antonio Lourenço, de Baixinho; Adão, de Baixa Grande; Joaquim Antonio, de Roncador; Alderir Fialho, de Campestre; Josefa, da Serra dos Leontino, e Risalva, de Arapuca.

Esse é um marco também para o Idace, sendo a primeira audiência pública com o novo superintendente, João Alfredo Telles Melo. Em sua fala, João ressaltou a história do instituto, que em mais de 40 anos regularizou aproximadamente 74% do território cearense, entregando 119 mil títulos definitivos de posse da terra: “E isso não é pouca coisa. O papel da terra vai dar uma segurança para ir ao banco, para acessar os programas de governo, para garantir uma aposentadoria, para dar um futuro para os filhos de vocês”.

A solenidade contou com as presenças, pelo Idace, do superintendente adjunto, Antonio Amorim; do diretor de Operação, Paulo Henrique Lobo e do coordenador regional Raimundo Brilhante; pelo município, do prefeito Dorgival Filho, o Dodo de Neoclides; do vice-prefeito Viana Felix; da primeira dama Fátima Souza; dos secretários da Agricultura, Luzinete Santos, e da Cultura, Nailson Carvalho; além dos vereadores Toinho, Aquino e Maciel.

Participaram, ainda, os representantes do cartório local e da Ematerce; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Jacqueline, além das lideranças municipais Georgia, Heliomar, Doresvaldo, Dorginah, Bezaliel, Anderson, Rutemberg e Junior.