IDACE se reúne com povos indígenas para tratar do apoio à demarcação de suas terras

14 de abril de 2023 - 15:17

Texto: Augusto Brandão / Fotos: Nildo Vasconcellos

Avançar na política de demarcação de terras dos povos indígenas foi a pauta do superintendente do Idace, João Alfredo, na manhã desta sexta-feira.

Estavam presentes à reunião representantes dos povos indígenas, técnicos do Idace, além do secretário executivo dos Povos Indígenas, cacique Jorge Tabajara e da presidente da Federação dos Povos Indígenas, Adriana Tremembé.

Na sua fala, João Alfredo reafirmou o compromisso do governador Elmano de Freitas e da nova gestão do IDACE de apoiar a realização da demarcação das terras e territórios dos povos indígenas e quilombolas.


O principal encaminhamento da reunião foi a discussão para que se elaborem um termo de cooperação entre os órgãos e uma minuta de decreto para avançar nessa política pública de demarcação. Para isso deve-se buscar apoio da Funai para uma ação conjunta com a Federação dos Povos Indígenas, a Secretaria dos Povos Indígenas e com o próprio IDACE.

Para o secretário executivo da Secretaria estadual dos Povos Indígenas, cacique Jorge Tabajara, a iniciativa do atual gestão do Idace é muito importante porque vai ao encontro da luta dos povos indígenas e quilombolas pela regularização de suas terras.

Segundo o cacique, o objetivo é o Ceará deixar de ser o estado mais atrasado em demarcação de terras indígenas para um novo cenário de paz e regularização fundiária dos povos e comunidades tradicionais do Ceará. Posteriormente, o IDACE se reunirá com a Secretaria de Igualdade Racial, para debater as ações em prol dos territórios quilombolas.