IDACE Debate é lançado com sucesso, abordando questões de desenvolvimento agrário e cartografia social no Ceará.

22 de março de 2023 - 09:55

Texto e Fotos: Nildo Vasconcellos

O IDACE promoveu um evento especial na manhã de hoje, 21 de março de 2023, para lançar seu novo programa, o IDACE Debate. O programa visa promover discussões importantes e relevantes sobre questões relacionadas ao desenvolvimento agrário do estado do Ceará.

Para a primeira edição do IDACE Debate, o instituto teve o privilégio de contar com a participação da professora Adryane Gorayeb, Chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. A professora é reconhecida por seu vasto conhecimento em questões ambientais e de desenvolvimento sustentável e, sendo coordenadora do Laboratório de Cartografia (LABOCART), foi a escolha perfeita para inaugurar o programa.


A Professora debateu o tema: “A Cartografia Social na Zona Costeira”, uma ferramenta que contribui para o planejamento de políticas públicas, inserindo a visão das populações afetadas pelo ordenamento territorial estatal.

No estado do Ceará, essa abordagem participativa resultou na elaboração de mapas sociais que forneceram informações sobre as comunidades costeiras, povos e comunidades tradicionais, suas territorialidades, conflitos e ameaças.

O IDACE Debate é uma oportunidade para, por meio do diálogo de saberes, a comunidade acadêmica, o corpo técnico do IDACE e da SDA e os movimentos sociais se envolverem em discussões construtivas sobre questões relacionadas à agricultura, aos povos e comunidades tradicionais e ao desenvolvimento agrário do Ceará.