Relíquias no acervo do IDACE

16 de março de 2023 - 16:03

O superintendente do IDACE, em ato simbólico representativo da história do órgão, recebe dos técnicos Gracinha Pedrosa e Castro Jr, duas cadernetas de campo dos anos 1940, mostrando as origens da Instituição. O trabalho de campo desenvolvido atualmente pelo IDACE faz uso de tecnologia de ponta.


No passado, os técnicos agrimensores usavam cadernetas para fazer registros de campo, onde eles anotavam manualmente as informações coletadas durante as medições topográficas, como coordenadas, altitudes e distâncias. Ali, anotavam os dados dos reconhecimentos feitos nos rios cearenses Choró e Piranji, coletados entre novembro de 1947 e janeiro de 1948, antecedendo, em muito, a criação do ITERCE –Instituto de Terras do Ceará, antecessor do atual IDACE- Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE.

Embora as cadernetas ainda sejam usadas por alguns profissionais em algumas circunstâncias, a tecnologia atual permitiu o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos que podem ser usados para coletar dados no campo com maior precisão e eficiência. Dispositivos como receptores GPS, estações totais e drones podem ser usados para coletar informações topográficas e geoespaciais em tempo real, eliminando a necessidade de registrar manualmente as informações.

A preservação da memória do órgão é fundamental para compreender a evolução técnico-científica do serviço prestado pelo IDACE ao povo cearense bem como para conhecer e valorizar o trabalho do servidor público.