Governo do Ceará entrega 194 títulos de propriedade rural em Pereiro

1 de dezembro de 2022 - 15:39

Texto: Augusto Brandão \ fotos: Nildo Vasconcelos

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA, e do Instituto do Desenvolvimento Agrário-Idace, entregou 194 títulos de propriedade rural em Pereiro, cidade localizada no Vale do Jaguaribe.

Representando o Governo do Ceará e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, disse que a regularização fundiária é resultado do forte investimento do estado no meio rural. Destacou, neste ponto, a parceria com o Governo Federal, através do Incra.

Como a regularização fundiária é uma ação cara, o estado e a união bancaram o projeto, cabendo ao agricultor a parte de menor valor, no caso o registro do título de propriedade em cartório. No Ceará, disse o superintendente, há uma lei regulamentando os custos cartorárias, que atualmente está em torno de R$ 400,00, dependendo do tamanho e do valor do imóvel.

Participaram do evento o chefe de gabinete Luciano Martins, representando o prefeito Neto Estevam o superintendente regional do Incra no Ceará, Luiz Fernando; a primeira dama e secretaria de Ação Social, Regina Célia; o secretário de Agricultura, Zé do Leite; a presidente da Câmara Municipal, Joana D’arque; o representante do deputado federal Mauro Filho, Teobaldo Muniz; e o representante do STTR, Raimundo Freire.