Idace faz em Palhano segunda entrega de títulos da terra nesta semana

2 de junho de 2022 - 18:54

Texto: Augusto Brandão / Fotos: Nildo Vasconcellos

Palhano é a segunda cidade contemplada com a entrega de títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária, nesta semana, pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA e do Instituto do Desenvolvimento Agrário-Idace. Nesta quinta-feira, 2/6, 154 proprietários e proprietárias receberam a posse definitiva de suas terras.

Depois de falar da alegria de estar em Palhano para entregar títulos da terra nas mãos dos seus detentores, o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, disse que o órgão, atualmente, é referência nacional em política de regularização fundiária no Brasil. Para ele, você ter a terra, viver e produzir nela, mas não ter a posse definitiva é praticamente a mesma coisa de não ser o verdadeiro dono. Portanto ao receber o seu título de domínio definitivo “você precisa ir no Cartório registrar o seu título.

Participaram também da solenidade o secretário de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins, representando a governadora Izolda Cela; o secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário, Carlos Bezerra, representando a secretária Ana Teresa; o prefeito Chico de Joaquinzinho; a secretária municipal da Agricultura, Aline Oliveira; o coordenador da FETRAECE na Região do Vale Jaguaribe, Miramar Muniz “o Bira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edvaldo Ferreira; além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas e dos movimentos sociais.