Idace faz quarta entrega de títulos da terra em Trairi

20 de maio de 2022 - 19:10

Texto: Augusto Brandão / Fotos: Nildo Vasconcellos

O Instituto do Desenvolvimento Agrário-Idace, órgão do Governo do Ceará e vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA, fez na manhã desta sexta-feira, 20 de maio, em Trairi, a quarta entrega de títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária, no município. Foram entregues hoje aos seus detentores 591 posses definitivas, de um total de 4.035 em eventos anteriores ou através da prefeitura e sindicato dos trabalhadores.

O superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, além de destacar a importância do título para os camponeses e camponesas, chamou a atenção para o fato de que 95% dos agricultores e agricultoras do município não tinham a posse da terra. Isso, na opinião do superintendente, revela a fragilidade agrária dessas pessoas que moram e vivem no meio rural. Ou seja, dos 5.974 imóveis rurais cadastrados, 5.694 são passíveis de titulação.

Agricultores e autoridades lotaram o auditório do Polo CPTA numa demonstração da importância do título da terra para os agricultores e agricultoras familiar e reconhecimento ao Programa de Regularização Fundiária executado pelo Idace, atualmente em 136 municípios. Os números são expressivos: 241 mil imóveis cadastrados e georreferenciados e mais de 115 mil títulos emitidos.

A solenidade contou com as presenças do secretário de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins; do deputado federal Antonio José Albuquerque; do deputado estadual Zezinho Albuquerque; do prefeito Carlos Gustavo Monteiro; da Secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Aurineide Martins; do presidente do Sindicato, Pelezinho; vereadores, lideranças locais e de movimentos sociais.