Agricultores familiares de Itarema recebem título de regularização fundiária

19 de maio de 2022 - 22:44

O Governo do Ceará, através do Instituto do Desenvolvimento Agrário-Idace, entregou, nesta quinta-feira (19 de maio), mais 357 títulos de propriedade rural. Desta vez, os contemplados foram os agricultores familiares do município de Itarema.

Ter em mãos o documento da terra onde mora ou desenvolve a agricultura é uma garantia a muitos sertanejos cearenses. Com a propriedade legalizada, esses agricultores podem, inclusive, ter acesso a programas de crédito junto a instituições financeiras.

O assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins, fez uma comparação ao sistema de saúde para falar da relevância da ação na vida dessas pessoas que vivem no campo. “Sempre faço a seguinte comparação com a saúde. Você pode ter hospitais, profissionais, mas se não tiver saneamento básico nunca irá resolver o problema. A mesma coisa é na agricultura, você pode ter os melhores programas de incentivo, mas se não tiver a regularização fundiária, é mesmo que nada”, destacou o representante do Governo do Ceará.

O Ceará iniciou a expansão da regularização fundiária há 15 anos. De lá para cá, mais de 240 mil propriedades, em 136 municípios, já foram cadastradas e, aproximadamente, 115 mil títulos da terra foram entregues. Graça Pedrosa, superintendente-adjunta do Idace, classifica como gratificante o resultado desse trabalho de mais de uma década realizado pelo Instituto.

“Vocês são merecedores desse título que há muito tempo vêm lutando por ele. Essa política é muito importante e o Ceará é destaque. Esse programa tornou-se uma política pública. Nossa programação é concluir o Ceará nos próximos três anos. Cada vez que chego em um município é motivo de alegria, porque vejo um produto do nosso serviço chegando a vocês”, enfatizou Graça.

Eliseu Monteiro, prefeito de Itarema, reconheceu o valor que tem a documentação da propriedade rural para aqueles que desenvolvem a agricultura familiar no interior cearense. “É muito importante essa parceria do Governo do Estado com o município. Esse título regulamenta aquele pedacinho de terra do pequeno agricultor. A gente sabe da importância da zona rural”, disse o gestor municipal.

Antônio Pereira mora na comunidade São Vicente em um terreno que vem passando de geração em geração para a família. Ele foi um dos contemplados com a regularização fundiária e relatou a felicidade de saber que, de agora em diante, o espaço em que reside é seu de fato e de direito. “Estou feliz demais. Foi dos meus avós, passou para minha mãe, e agora é meu. Agora ninguém mexe com meu lugar”, comemorou o pequeno agricultor.