IDACE recomenda isolamento social, especialmente aos agricultores e agriculturas familiares.

20 de abril de 2020 - 20:16

O governador Camilo Santana prorrogou pela segunda vez, no domingo (19/4), o decreto estadual com medidas de isolamento social no território cearense, cujo objetivo é combater a proliferação do novo coronavírus na população urbana e rural.

Diante disso, a Superintendência do IDACE chama a atenção da população cearense, especialmente dos agricultores e agriculturas familiares para o cumprimento das medidas necessárias para a proteção de todos e de todas em todas as faixas etárias.

O superintendente entende ser fundamental redobrar os cuidados com as pessoas que estão no grupo de risco, principalmente as pessoas com doenças cardiorrespiratórias, hipertensos, diabéticos, bem como os idosos que estão presentes numa proporção maior nas pequenas e médias cidades e na zona rural do estado, onde a contaminação já chegou em proporção elevada.

Usar máscaras, mesma que caseiras, lavar as mãos com sabão com frequência, manter o distanciamento de no mínimo dois metros quando estiverem conversando, além de serem atitudes obrigatórias, podem representar muito no combate ao coronavirus.

Na mensagem que anunciou a prorrogação, o governador explicou que o novo decreto segue as medidas adotadas nos decretos anteriores. “Estou prorrogando por mais 15 dias o decreto estadual que trata do enfrentamento ao coronavírus no Ceará, mantendo as restrições dos decretos anteriores, e reforçando medidas de proteção nos serviços essenciais que já funcionam, como bancos, lotéricas, supermercados e farmácias. O uso de máscara será obrigatório a todos os funcionários desses estabelecimentos, além de mais rigor nas regras para evitar aglomerações”, explicou.

O governador também destacou a importância da população cumprir com o que está sendo orientado por gestores e instituições no mundo inteiro. “Também é recomendado esse uso da máscara a todas as pessoas que precisem sair de casa. Compreendo os transtornos que causam algumas medidas, mas elas são tomadas com base na orientação de nossos especialistas em saúde e de entidades como a OMS (Organização Mundial de Saúde), que indicam o distanciamento social como a medida mais eficaz para diminuir a velocidade da contaminação do coronavírus, que ameaça o colapso completo do sistema de saúde”, disse.

O gestor informou que o Governo do Ceará permanece trabalhando para atender as necessidades da população e dos setores afetados com a pandemia e suas consequências. “Continuamos com ações de ampliação da rede de saúde publica, de mais proteção social para famílias vulneráveis, além de formas para minimizar os impactos econômicos para a nossa população, inclusive mantendo diálogo permanente com o setor produtivo. Essa é uma crise que afeta o mundo inteiro. Essa decisão de renovação do decreto estadual foi tomada na certeza de que busca, em primeiro lugar, proteger a vida dos cearenses, o bem mais precioso”, destacou Camilo.

Portanto, como gestor público e responsável pelo diálogo e por politicas públicas de apoio a população rural, José Wilson entende ter o dever de conclamar a população rural a ficar em casa, e que nossa fé possa nos alimentar de esperança que tudo isso passará”.