264 títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária serão entregues em Coreaú e Ararendá

19 de dezembro de 2019 - 13:31

Mais dois municípios serão contemplados com a entrega de títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiário do Governo do Ceará em parceria com a União. Na manhã desta sexta-feira (20/12), 214 agricultores familiares de Coreaú, localizados no território de Sobral, receberão as posses definitivas da terra. Na manhã de sábado (21/12), será a vez de 50 beneficiários de Ararendá, situado na região dos Sertões de Crateús. As duas entregas somam 264 documentos.

O evento terá a presença do superintendente do IDACE, José Wilson Gonçalves, além de autoridades municipais e lideranças sindicais e de movimentos sociais.

Foram entregues de janeiro a novembro deste ano, 18.086 títulos de propriedade rural em eventos realizados em cidades do interior, e diretamente ao detentor, na sede do IDACE, em Fortaleza, ou através das prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais.

Cada proprietário receberá uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta. São beneficiados agricultores e agricultoras familiares com até 200 hectares.

Com o documento em mãos e registrado no cartório, o produtor rural pode ter acesso ao crédito rural, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e IDACE, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (NCRA) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

A Diretoria Técnica e de Operação do IDACE é responsável pela coordenação técnica de execução e fiscalização do programa nos 182 municípios contemplados com a regularização fundiária no Estado.

Resumo dos números da titulação em Coreaú

Imóveis medidos2.416
Imóveis cadastrados1.805
Posses e composses1.456
Imóveis titulados529
Títulos entregues ao detentor287
Títulos a serem entregues na terça-feira,

17/12
214

 

Resumo dos números da titulação em Ararendá

Imóveis medidos853
Imóveis cadastrados749
Posses e composses509
Imóveis titulados196
Títulos entregues ao detentor162
Títulos a serem entregues na terça-feira,

17/12
50

 

 

Serviço: Entrega de títulos

Município: Coreaú

Dia: 20 de dezembro, sexta-feira

Horário: 9 horas

Local: Salão Paroquial

Endereço: Avenida Antonio Cristino de Menezes, S/N, Centro

 

Serviço: Entrega de títulos

Município: Ararendá

Dia: 21 de dezembro, sábado

Horário: 9 horas

Local: Auditório da Secretaria de Educação

Endereço: Rua Henrique Soares, 477, Centro