Agricultores rurais de Hidrolândia recebem títulos de terra do Governo do Ceará

19 de setembro de 2019 - 09:26

Uma comitiva formada pelo assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; pelo representante do Incra, Guilherme Brasil, e pelo superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), José Wilson Gonçalves, promoveu uma ação de entrega de títulos de propriedade rural.

“Essas famílias vão ter a propriedade da sua terra. Essas pessoas vão ter acesso a empréstimos com juros bem baixinhos, com excelentes condições de pagamento, para melhorar as suas propriedades. Estamos muitos felizes em estar representando o governador Camilo Santana, na terra que eu nasci”, considerou Nelson Martins.

Participaram ainda da ação, o chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Gerônimo Nascimento, o deputado estadual Geová Mota, e Teobaldo Muniz, representando o secretário Mauro Filho, do Planejamento e Gestão, bem como representações municipais.

A prefeita Ires Martins demonstrou estar reconhecida com a ação de titularizaçao. “Fico muito feliz em poder estar presente nesse momento e proporcionar a vocês um documento tão importante”, disse.

O Programa de Regularização Fundiária tem realizado um trabalho próspero no Ceará, segundo o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves. O programa é realizado de forma parceira entre o Governo do Ceará (SDA e Idace), e do Governo Federal (Incra e Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura).

“O programa de regularização fundiária, do jeito que é feito , ele chega no município, faz todo o cadastro das famílias, é feito uma medição, o georreferenciamento, onde a gente produz os documentos, que dá a segurança jurídica, reconhecendo a posse daquelas pessoas, dando o domínio da propriedades”, comentou José Wilson.

“Nós arriscamos de entregar 20 mil títulos esse ano. Nós já entregamos mais de 14,5 mil, faltando aí pouco mais de três meses, estamos com o pensamento de que vamos honrar essa meta até o final do ano”, concluiu.

Esperança no benefício

Aos 19 anos, Rafaela Gomes de Oliveira trabalha na lida para ajudar o pai na plantação e na criação de animais da propriedade da família. “Eu espero que a gente faça um empréstimo para ajeitar o cercado, fazer um poço e comprar mais animais, disse a agricultora.