Alto Santo comemora 61 anos com entrega de títulos de propriedade rural

6 de junho de 2019 - 08:07

Alto Santo comemorou os 61 anos de emancipação política com um presente para 113 agricultores familiares. No último sábado (1/6), o Governo do Ceará entregou o “papel da terra” no município do Vale do Jaguaribe. A solenidade contou com as participações do secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz; do assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins; da prefeita Íris Gadelha; e do superintendente do Idace, Nelson Martins. “Estou bem, graças a Deus, recebendo esse título e não pretendo vender o meu terreno nem a pau: vai ficar para os meus filhos e netos”, comemorou o agricultor José Leão Lima, de 80 anos.

Somente no último final de semana, a SDA e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) atenderam a 379 produtores rurais com política de regularização fundiária. As próximas entregas ocorrem em Moraújo, na próxima terça-feira (4/6), com 176 títulos; e Mombaça, na sexta-feira (7/6), 1.495. De janeiro a abril de 2019 foram entregues 4.833 títulos de terra. Só em maio foram 3.200. A previsão é que até o fim de junho seja ultrapassada a marca de 50% da média do ano, estipulada em 20 mil títulos. Nos últimos anos, mais de 86 mil agricultores receberam suas posses definitivas.

Em seu discurso, De Assis destacou a regularização fundiária como a principal política pública a serviço do agricultor. “Primeiro, porque garante segurança jurídica às famílias do campo, que são constantemente ameaçadas por aqueles que querem lhe tirar o direito à terra. Segundo, porque resolve o problema do crédito e permite ao homem e a mulher do campo o acesso ao crédito nos bancos públicos para poder melhorar a própria propriedade e gerar renda para as famílias do campo”, justificou o secretário do Desenvolvimento Agrário.

“O título de terra que chega hoje a todos vocês nada mais é que uma nova certidão de nascimento para todos vocês”, corroborou a prefeita Íris Gadelha. Também estiveram presentes os deputados estaduais Antônio Granja e Leonardo Araújo; o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves; o ex-prefeito de Iracema, Otacílio Bezerra; o secretário municipal de Agricultura, Deodato Diógenes; o coordenador regional da Ematerce, Antônio Bezerra; e o líder comunitário José Machado.

Investimento público

Em seu discurso Nelson Martins destacou que o Ceará é o Estado brasileiro que mais investiu nos últimos quatro anos. “E, agora, está começando um novo governo, com mais compromisso e responsabilidade”, frisou destacando a atração das gigantes internacionais KLM, Air France, Porto de Roterdã e Angola Cables para gerar emprego e renda. “Temos o centro de conexões de voos, o centro de conexões portuárias (no Porto do Pecém) e, agora, o centro de conexões de telecomunicações”, informou o assessor da Casa Civil.

“E a outra preocupação (do Governo do Ceará) é com a questão social. Com todo o progresso que temos tido no Ceará, ainda temos tido ainda alguns problemas sociais que precisamos resolver. Somente no ano de 2019, aprovamos cinco grandes projetos sociais na Assembleia Legislativa do Ceará: o programa Avance, o Ceará Atleta, Médico de Família, Bombeiro Saúde Sociedade e o Mais Infância”, destacou.