SDA recebe pauta da Jornada Nacional de Lutas da Reforma Agrária

16 de abril de 2019 - 15:25

Durante toda a tarde desta segunda-feira (15/4) o secretário do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, De Assis Diniz, recebeu a Comissão de Negociação do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Cerca de 800 trabalhadores ocupam desde as primeiras horas as galerias do complexo da SDA, que abriga as sedes da Ematerce e do IDACE, por ocasião Jornada Nacional de Lutas da Reforma Agrária no mês de abril.

Esta é a segunda sentada da SDA com o movimento neste início de semana. Pela manhã, os ocupantes estiveram reunidos com o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDA, Zé Leite Cruz. Acompanharam a segunda estada com o grupo parte do comitê gestor da SDA, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, e o superintendente do IDACE, José Wilson Gonçalves.

De acordo com De Assis Diniz, o movimento é pacífico e não tem paralisado as atividades da SDA. Mesmo com atenção às revindicações do movimento, setores da secretaria registraram funcionamento normal das 8h às 17h.

Segundo o MST, estão na pauta de reivindicações do movimento a desapropriação de áreas ocupadas, que somam mais de duas mil famílias; infraestrutura para assentamentos; construção de escolas do campo; projetos produtivos com foco na juventude entre outras ações.

Para Neidinha Lopes, da coordenação do MST “a mobilização reafirma a necessária construção de um projeto popular de País, para devolver aos camponeses o direito de plantar e principalmente viver com dignidade”.

Diane da pauta, De Assis explica que a SDA recebeu com naturalidade os itens em discussão ao longo da tarde. “Nós tratamos ponto a ponto das questões que historicamente nossa secretaria tem dialogado com o movimento, principalmente em relação à terra por meio fortalecimento da agricultura e acesso à água”, explicou o gestor.

Nesta terça-feira (16/4) a comissão da jornada será recebida às 9h pelo Procurador Geral do Estado, Juvêncio Viana. Logo em seguida, às 11h, será a vez da etapa de diálogo do grupo com representantes da Secretaria de Cultura (Secult).