Seu Sebastião, 92 anos, recebe titulo da terra do IDACE em Miraíma – COLOCAR

14 de fevereiro de 2019 - 13:02

Seu Sebastião Inácio Albuquerque, 92 anos de idade, recebeu o título de propriedade rural de 58,4 hectares, na manhã nublada de quarta-feira (13/2), em Miraíma, localizada no território do Litoral Oeste/Vale do Curu, das mãos do superintendente do IDACE José Wilson Gonçalves. Foram entregues 56 posses definitivas da terra, em solenidade realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município.

Pai de 12 filhos e com mais de 100 netos e bisnetos, Seu Sebastião disse que o segredo da longevidade “é trabalhar, conversar e tomar meio copo de água com limão, duas ou três vezes por semana”. Com bastante vitalidade e depois de subir tranquilamente uma escada com mais de 10 degraus, sem ajuda de ninguém, o agricultor lembrou que criou os filhos com o sustento tirado da terra, onde cria gado e tem algumas plantações. “Numa casa que não tem agricultura e leite de gado não tem fartura”, concluiu. Herança do pai, a terra é de Seu Sebastião há 40 anos, ou seja, a propriedade tem mais de 100 anos em nome da família. É viúvo da senhora Francisca Albuquerque.

Participaram do evento o deputado estadual Moises Braz, a secretária de Política Agrária e Meio Ambiente e secretário Geral da FETRAECE, respectivamente Rosângela Moura e De Assis Teixeira, o presidente da Câmara de Vereadores Sales Ribeiro, a coordenadora regional do IDACE Luzineide Lima, e o representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Sousa. Além de representantes da Ematerce, vereadores, lideranças de movimentos sócias e dezenas de agricultores e agricultoras.

A previsão do IDACE para 2019 é entregar mais de 20 mil títulos de imóveis rurais, abrangendo os 104 municípios trabalhados desde a implantação do Programa de Regularização Fundiária, em 2007. No ano passado foram entregues 11.377 títulos, em 84 municípios.

Somente nos últimos quatro anos (2015 a 2018), período do primeiro mandato do governador Camilo Santana, mais de 26 mil agricultores recebeu seus títulos definitivos de posse da terra, beneficiando cerca de 30 mil famílias.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

A coordenação técnica de execução e fiscalização do programa é da responsabilidade do IDACE, através da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO).