Agricultora familiar de 78 anos de idade recebe título da terra em Solonópole

8 de fevereiro de 2019 - 11:36 #

Aos 78 anos de idade a agricultora familiar Maria Lizete de Sousa, natural do sítio Campo Verde, em Solonópole, recebeu o título de 7,2 hectares de terra, na manhã de quinta-feira (7/2), em solenidade realizada no Salão Paroquial daquela cidade, localizada no Sertão Central do Estado. “Minha terrinha pouca não tinha documento, mas agora tem e será bom para os meus filhos”, afirmou. Dona Lizete disse que o imóvel tem mais de 100 anos, porque é herança do seu pai.

– Era meu sonho [ter o título de terra] desde quando comprei está terra há muitos anos. A satisfação é do agricultor Bazio Peixoto da Silva, 62 anos de idade, ao receber a posse definitiva do seu imóvel. Seu Bazio informou que vive da terra, onde planta milho e feijão e “cria um gadinho e umas ovelhas, coisinha pouca”. Acrescentou que “agora por diante posso dizer que sou dono mesmo da minha terra”.

A solenidade de entrega de 265 títulos de propriedade rural em Solonópole contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA) De Assis Diniz, do superintendente Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) José Wilson Gonçalves, do prefeito Webston Pinheiro, do subsecretário da Agricultura Pecuária e Pesca Marcos Silveira, e do representante da Fetrace e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jerônimo Lima. Participaram também vereadores, lideranças de movimentos sociais, além de dezenas de agricultores familiares.

A previsão do IDACE para 2019 é entregar mais de 20 mil títulos de imóveis rurais, abrangendo os 104 municípios trabalhados desde a implantação do Programa de Regularização Fundiária, em 2007. No ano passado foram entregues 11.377 títulos, em 84 municípios.

Somente nos últimos quatro anos (2015 a 2018), período do primeiro mandato do governador Camilo Santana, mais de 26 mil agricultores recebeu seus títulos definitivos de posse da terra, beneficiando cerca de 30 mil famílias.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

A coordenação técnica de execução e fiscalização do programa é da responsabilidade do IDACE, através da Diretoria Técnica e de Operações (DITEO).