Agricultor de Cruz diz ser “uma felicidade” receber o título de terra

14 de dezembro de 2018 - 15:29 #

Crezivaldo Guilherme de Sousa, 45 anos, natural de Cajueirinho II, foi um dos 100 agricultores de Cruz, no Litoral Norte do Estado, que recebeu o título de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária, executado pelo IDACE, em 182 municípios cearenses. “É uma felicidade ter o título na mão e a terra no seu nome”, enfatizou Guilherme de Sousa.

A solenidade aconteceu na manhã de quinta-feira, 13/12, na Câmara Municipal de Cruz, com as presenças da superintendente adjunta do IDACE Graça Pedrosa, do prefeito Jonas Muniz, do secretário de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos Raimundo Brandão, e do presidente da Câmara Municipal, Erlandson Martins.

Participaram também da entrega representantes do Sindicato dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais, da Ematerce e de lideranças comunitárias e sindicais do município.

Guilherme de Sousa lembrou que desde criança ouvia seu pai falar do título de terra, mas “as condições não permitiam tirar a documentação porque tudo era e é muito caro”. Dono de 0,69 hectares de terra onde planta milho, feijão e roça (mandioca), herança da família, disse que é “daqui que tiro o sustento da família”. Para o agricultor. “muitos não têm esse privilégio de ter o titulo, e nós aqui em Cruz agora temos”.

O título da terra é o produto final do Programa de Regularização Fundiária, que tem como objetivo fortalecer o combate à pobreza rural e como foco principal a promoção da segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar, bem como a extinção da grilagem de terras no espaço rural cearense.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.