Títulos de terra são entregues em Jaguaruana

22 de novembro de 2018 - 16:38

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, entregou sábado (30), 238 títulos de propriedade rural no município de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe. O evento contou com as presenças do secretário Dedé Teixeira, do prefeito Roberto da Viúva, deputado estadual Antonio Granja, deputado federal José Guimarães, presidente do Instituto Agropolos Ana Teresa, delegado federal da Sead, Rosilonio Magalhães, além de vereadores, presidentes de sindicato e agricultores.

Segundo o secretário Dedé Teixeira o governador Camilo Santana pretende entregar até o final do ano 70% dos títulos de terra do Ceará. “Uma das prioridades desse governo é a universalização do programa de entrega dos títulos de propriedade, já que esse é um dos programas mais importantes do Governo, que ajuda os agricultores na aquisição de novos créditos”.

O agricultor Raimundo Cláudio, de 76 anos, foi um dos beneficiados do município com o programa da SDA. “É muita felicidade depois já de velho receber esse documento que representa a segurança dos meus filho e netos. Pois pra mim talvez não vai valer mais muito, mas pra eles vai ser muito importante. Vou continuar minha plantação de milho e feijão mas agora na minha terra, por direito”.

Até agosto do ano passado foram entregues 5.596 títulos de propriedade rural, em 50 municípios, com investimento de mais de R$ 4.4 mi. “A entrega dos títulos de terra é um importante trabalho desenvolvido pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vinculada da SDA, que incentiva o desenvolvimento agrário do Estado. O documento significa a posse da terra e a garantia de novos recursos e ações” comemora o secretário Dedé Teixeira.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.

O Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares, com previsão de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Iniciado em 2007, o programa tem previsão de cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios do Estado até 2020.

Entrega de títulos em Jaguaruana

3474.9100 / 3474.9130