Oficina de sensibilização reúne quilombolas no IDACE

22 de novembro de 2018 - 16:39

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) promoveu terça-feira (20), na sala de reuniões, Oficina de Sensibilização do Projeto Zumbi. O objetivo principal desta ação é apoiar as comunidades quilombolas na implantação de Projetos Produtivos, visando o aproveitamento de suas vocações e potencialidades, no sentido de consolidar a posse da terra pelas comunidades, a inclusão produtiva, o desenvolvimento local e garantia dos direitos e da cidadania.

O evento contou com a participação de representantes de seis municípios (Caucaia, Morrinhos, Pacajus, Pacujá, Salitre e Tamboril). Estavam presentes membros da Associação dos Remanescentes Quilombolas de Lagoa das Pedras (Tamboril); Associação Cultural dos Quilombos Renascer da Lagoa dos Crioulos (Salitre); Associação dos Remanescentes do Quilombos dos Caetanos (Capuan-Caucaia); Associação de Remanescentes de Quilombos da Serra da Conceição (Caucaia); Associação dos Remanescentes dos Quilombos da Comunidade da Serra da Rajada (Caucaia); Associação dos Remanescentes de Quilombolas da Base (Pacajus); Associação dos Agricultores e Agricultoras de Junco Manso (Morrinhos) e Associação Comunitária dos Remanescentes dos Quilombos Rural de Batoque (Pacujá), totalizando 35 (trinta e cinco) membros participantes.

Na abertura do encontro o Superintendente do IDACE, Eduardo Barbosa, destacou a importância do evento, destacando a implantação dos projetos e sua continuidade, no sentido de assumir um caráter permanente no apoio a essas comunidades, na melhoria da sua qualidade de vida e geração de novos postos de trabalho.

A oficina foi coordenada pela técnica do IDACE Maria Albaniza e foram discutidos temas relacionados ao Plano de Trabalho dos Projetos a serem implantados, operações bancárias/financeiras, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas, além das regras de transferências de recursos financeiros por meio de convênios e instrumentos congêneres.

A equipe técnica-financeira do IDACE deu todo apoio necessário à realização da oficina, que na avaliação dos presentes teve um resultado muito satisfatório. Este ano o IDACE deverá firmar convênios com 15 comunidades quilombolas, através da aplicação de recursos da ordem de R$ 600 mil reais, beneficiando em torno de 1.200  famílias.

Assessoria de Comunicação do Idace
Augusto Brandão

augusto.brandao@idace.ce.gov.br – (85) 3474.9130