22 de novembro de 2018 - 16:37

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), entregou na manhã da última quarta-feira (10) em Novo Oriente 2018 títulos de propriedade rural, levando mais dignidade e cidadania ao homem do campo. No mês de janeiro oito municípios recebem o “papel da terra”: Boa Viagem (189 títulos), Novo Oriente (218), Quiterianópolis (229), Parambu (309), Cruz (600), Crateús (131), Tamboril (78) e Aiuaba (270).

De acordo com o último balanço do Idace, no ano passado foram entregues 9.475 títulos e a previsão é entregar 18 mil títulos de propriedade rural em 2018. A ação integra o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil da Presidência da República.

O agricultor Francisco de Sousa, de 92 anos, da comunidade Caraúba, se emocionou ao receber o seu título da terra. “Eu perdi a minha esposa a pouco tempo e hoje a única coisa que eu tenho é a minha terra. Eu moro sozinho, ainda planto e a minha terra, porque agora posso chamar assim, de minha, ninguém mais tira, só Deus quando me levar”.

O evento contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) Cirilo Pimenta, deputada estadual Aderlânia Noronha, deputado federal Genesias Noronha, prefeito de Novo Oriente Vanaldo Moura, delegado da Sead Rosilônio Magalhães, superintendente da Anater Zé Maria Pimenta, além de secretários municipais, vereadores e agricultores.

O calendário das entregas segue com Quiterianópolis (11/1), Parambu (12/1) e Cruz (14/1) e se encerra com eventos em Crateús (18/1), Tamboril (19/1) e Aiuaba (23/1). O superintendente do Idace, Cirilo Pimenta, reforçou os direitos adquiridos pelo agricultor com a chegada do título de terra. “Muitas vezes o agricultor é impedido de comprar um trator ou alguma máquina pois não tem como adquirir crédito no banco. Com o título da terra na mão tudo fica mais fácil, é um documento que gera oportunidades, além de representar a posse do bem mais precioso para o homem do campo, a terra”.

A agricultora e deficiente física Odete Gonçalves de Oliveira, de 78 anos, não escondeu a felicidade de conquistar o papel mais aguardado dos últimos anos. “Eu tô tão feliz que nem sei expressar pra você em palavras a importância que esse documento vai ter pra mim e pra minha família. É uma conquista que eu sonhei todos os dias e que agora ta virando realidade”.

Com um sorriso no rosto e o título na mão a agricultora saiu do ginásio da Escola Francisco Rufino em Novo Oriente com a certeza de que a vida ia tomar um novo rumo. “Tudo é tão difícil, principalmente por causa da minha deficiência, mas eu nunca deixei de lutar para conseguir as minhas coisas e realizar os meus sonhos. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado por essa grande conquista.

Galeria de Imagens

3474.9100 / 3474.9130