Mais de 50 técnicos debatem Educação Ambiental e Agricultura Familiar, em Pacoti

22 de novembro de 2018 - 16:42

O superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) Eduardo Barbosa participou na manhã desta terça-feira (18/08), de debates sobre a implantação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), no Ceará. O evento está sendo realizado no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UCE), em Pacoti, com a participação de mais de 50 técnicos de órgãos dos governos federal, estadual e municipais. A coordenação é da analista ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Neusa Barbosa.

Contribuindo com a reflexão feita nos grupos de trabalho, Eduardo Barbosa disse que o Ceará tem uma área aproximada de 14 milhões de hectares, sendo que mais de quatro milhões são ocupadas pela agricultura familiar. Estima-se que 350 mil famílias, equivalente a um milhão de pessoas vivam nestas terras. “É um trabalho longo a ser percorrido pelo PEAAF”, enfatizou, até a consolidação de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida destas famílias.

Segundo o superintendente, esta ação terá dois pontos. Comentando sobre a rejeição e a resistência dos agricultores familiares às inovações, disse que as abordagens da educação contextualizada e da coevolução dos agroecossistemas permitem aos educadores ambientais entenderem a lógica diferenciada da agricultura familiar camponesa e dos povos tradicionais. Isso ajudará a   levar a bom termo o processo educativo. Trabalhar a educação ambiental dentro da agricultura familiar, segundo ele, “é um bom caminho para vencer os obstáculos”.

O PEAAF visa contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e apoiar a regularização ambiental nas propriedades rurais do país, no âmbito da agricultura familiar. Objetiva também fomentar processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social, bem como promover, na agricultura familiar, práticas produtivas sustentáveis.

Durante quatro dias, de hoje até quinta-feira (20/08), estão reunidos para tratar do assunto, técnicos das secretarias da Educação (Seduc), e do Meio Ambiente (Sema), Idace, Incra, Ematerce e representantes da Fetraf, MST e do Grupo de Interesse Ambiental (G.I.A).

Participaram também dos debates Edmilson Cruz, do MST; João Bosco Carneiro, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf); Idelsuite Borges, coordenadora da Escola Agrícola Dom Fragoso, em Independência; e Levi Jucá, professor da Escola Menezes Pimentel, de Pacoti.

O PEAAF é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Ambiente (MMA) em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Idace.

Augusto C. Rêgo Brandão

Jornalista JP-627.CE