Mais de 200 agricultores de Quixeré recebem o títulos

22 de novembro de 2018 - 16:37

O Governo do Ceará, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) entregou 213 títulos de propriedade rural em Quixeré, Vale do Jaguaribe, na manhã de sexta-feira (23/02). O evento contou com as presenças do Secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, do superintendente do IDACE Cirilo Pimenta, do superintendente regional do INCRA no Ceará Marcos Cals, do prefeito Francisco Raimundo “Bessa”, do delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará Rosilônio Magalhães, e da deputada estadual Aderlânia Noronha.

Somente nos dois primeiros meses de 2018 já foram entregues 2.380 títulos em 10 municípios. A meta, de acordo com o superintendente do Idace Cirilo Pimenta, é beneficiar com a política pública 16.769 agricultores familiares até o final do ano. “O governador Camilo Santana já iniciou a desapropriação de 10 propriedades nos últimos doze meses. Dessas, quatro já estão inclusive pagas e prontas para entrega, enquanto outras seis serão desapropriadas o mais rápido possível”, anunciou Cirilo Pimenta.

Em seu discurso, o secretário Dedé Teixeira destacou a fertilidade dos terrenos do Vale do Jaguaribe e a importância da segurança jurídica que o documento traz para os agricultores familiares. “Esse é mais um reconhecimento que o governador Camilo Santana traz para essas famílias e um incentivo para que elas continuem impulsionando o PIB estadual e a economia regional”, disse. “Iremos continuar trabalhando e queremos universalizar a terra em todo Ceará”, garante.

Também participaram da solenidade os vice-prefeitos de Quixeré, Carlos Dalberto “(Betinha”), e de Russas, Gerardo Magela; o secretário municipal de Agricultura de Quixeré, Raimundo Ivo Sobrinho; o presidente da Câmara Municipal, o vereador João Batista de Araújo. Além destes, o coordenador regional da Fetraece, José Miramar Muniz (“Bira”); o gerente do escritório regional da Ematerce, Antônio Oliveira de Almeida; a primeira-dama Maria Eliete Fernandes e o representante da Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará, Teobaldo Muniz.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.

3474.9100 / 3474.9130